Prosegur Research redefine as cinco tendências do futuro em “Repensando o Mundo em 2023”
A Prosegur Research apresentou o relatório "Repensando o Mundo em 2023", no qual são analisadas as tendências globais que definirão a sociedade e o mundo do futuro.
O estudo reavalia as tendências identificadas no início do ano, pela própria empresa, e realiza uma revisão aprofundada, tendo a aceleração tecnológica e os eventos disruptivos como principais protagonistas.
Os cinco pontos-chave redefinidas pela Prosegur no relatório são o “Poder Difuso”, em que fatores como volatilidade, rivalidades geopolíticas ou desinformação criam um ambiente em que o poder está em constante mudança. A “Economia dos Stakeholders”, em que a pandemia e os últimos conflitos internacionais estão provocando uma atomização dos coletivos e uma busca pela autossuficiência que estão redefinindo os mercados financeiros.
Em terceiro lugar, estabelece-se o “Empoderamento Individual e Coletivo”, que está emergindo fortemente com os cidadãos exigindo mais dos atores políticos e empresariais. A quarta tendência é a “Convergência Tecnológica”, com a transformação das “big techs“, a ascensão da IA e do cibercrime como protagonistas. Por fim, analisa-se a união entre “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde”, sendo conceitos que se confundem, com as pessoas no centro desse triângulo.
O estudo sublinha igualmente a necessidade de abordar estas tendências de uma perspetiva estrutural e holística. .” Em um momento de volatilidade e mudanças constantes, é essencial que adaptemos nossas perspetivas para entender melhor o mundo ao nosso redor”, diz José María Blanco, diretor da Prosegur Research.
Para tanto, destacam-se também os riscos sistémicos que interagem e geram impactos no sistema global, incluindo a evolução do controle sobre elementos como terra, mar e ar; a demografia como força reconfiguradora do futuro ou erosão da coesão social.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Prosegur Research redefine as cinco tendências do futuro em “Repensando o Mundo em 2023”
{{ noCommentsLabel }}