Portugal continua a ser o maior produtor de bicicletas da União Europeia

No ano passado, segundo os dados publicados pelo Eurostat, foram produzidas em território nacional um total de 2,7 milhões de bicicletas. Exportações portuguesas atingiram os 800 milhões de euros.

Portugal voltou a ser o maior produtor de bicicletas na União Europeia em 2022, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. Foram produzidas em território nacional 2,7 milhões de unidades no ano passado, de um total de 14,7 milhões de bicicletas fabricadas no bloco comunitário.

Desta forma, Portugal foi responsável por cerca de 18% da produção total de bicicletas na Europa. Entre os maiores produtores encontra-se também a Roménia, que fabricou 2,6 milhões de unidades, seguindo-se Itália (2,5 milhões), Alemanha (1,7 milhões) e Polónia (1,0 milhões), segundo indica o gabinete de estatísticas da UE.

Em 2022, a produção de bicicletas no espaço comunitário aumentou 10% face ao ano anterior. A produção de 14,7 milhões de unidades representa também um aumento de 29% ao longo de uma década, de 2012 a 2022.

Apesar desta tendência de aumento na Europa, em Portugal a produção vendida, o indicador utilizado nestas estatísticas, diminuiu. Isto já que no ano passado o país reportou uma produção de 2,9 milhões de unidades, que caiu para 2,7 milhões este ano. Dados do ano passado indicavam que existiam cerca de cinco dezenas de empresas a produzir bicicletas no país, sendo que as exportações atingiram os 800 milhões de euros em 2022.

(Notícia atualizada às 10h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal continua a ser o maior produtor de bicicletas da União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião