Rendez-vous das resseguradoras estuda perspetivas para o setor

  • ECO Seguros
  • 17 Setembro 2023

O encontro anual "Rendez-vous de Septembre" reuniu líderes do setor de resseguros, com a Swiss Re a prever um mercado mais resiliente, mas atento aos crescentes riscos das catástrofes naturais.

O “Rendez-vous de Septembre” começou na semana passada no principado mediterrânico, onde seguradoras e resseguradoras se reúnem para negociar a renovação dos contratos que vencem em janeiro de 2024.

Antes das negociações, a Swiss Re, a maior resseguradora suíça, apresentou na segunda-feira as perspetivas do setor. Após anos de fraco desempenho e de catástrofes naturais acima da média, o mercado de resseguros está agora a regressar a um nível de preços ajustado ao risco mais sustentável, afirmou o grupo financeiro em comunicado. Prevê-se que a tendência se mantenha para as próximas renovações dos contratos em janeiro de 2024.

A Swiss Re prevê que o mercado de resseguros não-vida cresça mais rapidamente do que o PIB, principalmente devido à inflação e à urbanização. As perspecivas a dez anos para o mercado apontam para um crescimento nominal de cerca de 5,4% ao ano em termos de dólares, ou cerca de 3% em termos ajustados à inflação, informa a nota.

Mas nem tudo são boas notícias. De acordo com as previsões, o aumento das perdas resultantes de catástrofes naturais irá afetar fortemente a atividade do setor. Tal como demonstraram os numerosos eventos de 2023 em todo o mundo, os perfis de risco continuam a evoluir e é provável que haja mais anos de perdas seguradas superiores a 100 mil milhões de dólares, revela o comunicado.

A procura de resseguro de propriedade para catástrofes naturais deverá manter-se elevada, uma vez que as exposições continuam a aumentar, escreveu a Swiss Re. Ao mesmo tempo, os principais fatores de risco manter-se-ão inalterados: ocorrências climáticas extremas, urbanização, aumento do valor dos imóveis e inflação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendez-vous das resseguradoras estuda perspetivas para o setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião