FCA dá ultimato de três meses a seguradores GAP

  • ECO Seguros
  • 20 Setembro 2023

A FCA disse às empresas que vendem seguros GAP que devem tomar medidas imediatas para provar que os clientes estão a receber um acordo justo, ou intervirá, dando um ultimato de 3 meses.

A Autoridade de Conduta Financeira britânica, ou Financial Conduct Authority (FCA), comunicou aos fornecedores de produtos de proteção de ativos garantidos (GAP) que dispõem de três meses para provar que os consumidores estão a obter um acordo justo. Se os visados não forem capazes de o fazer, o supervisor garante que vai intervir.

“Os clientes devem ter a certeza de que estamos do seu lado e de que estamos a tomar medidas sempre que verificamos que está a ser prestado um mau serviço”, declarou Matt Brewis, Diretor de Seguros da FCA.

 

As apólices de seguro GAP cobrem, em caso de perda total de um veículo, a diferença de valor para um veículo novo, podendo ser o valor de compra inicial ou o valor de substituição.

Os dados analisados revelam que, no caso dos seguros GAP, apenas 6% do montante dos prémios pagos pelos clientes são pagos em caso de sinistros. A FCA cita exemplos de algumas empresas que pagam até 70% do valor dos prémios de seguro em comissões a concessionários automóveis.

Matt Brewis, Diretor de Seguros da FCA, afirmou: “trata-se de um sinal precoce do trabalho que iremos desenvolver no âmbito do consumidor. Os clientes devem ter a certeza de que estamos do seu lado e de que estamos a tomar medidas sempre que verificamos que está a ser prestado um mau serviço“. O responsável acrescentou: “se as empresas não conseguirem provar que estão a fornecer um valor justo aos seus clientes, devem esperar consequências da parte do regulador”.

Em 2021, foram introduzidas regras que exigem que as seguradoras britânicas garantem que seus produtos fornecem um valor justo, o que inclui o envio regular de dados de medidas de valor à FCA.

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