Hoje nas notícias: Juros, TAP e impostos
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O ministro das Finanças admite que, com as medidas apresentadas para o crédito à habitação, o pagamento de juros pelas famílias é empurrado para uma altura em que as taxas estarão mais baixas. Quanto ao Orçamento do Estado para 2024, mesmo que avance a prometida descida do IRS, a arrecadação pode valer mais 889 milhões de euros para os cofres do Estado. Estas e outras notícias marcam as manchetes nacionais esta sexta-feira.
Pagamento dos juros é adiado para época “de taxas mais baixas”
O Governo aprovou uma moratória para ajudar as famílias que estão a ter dificuldades com crédito à habitação. Segundo explicou depois Fernando Medina, em entrevista no Telejornal, a medida não é um perdão de juros. Consiste, sim, numa transferência dos pagamentos “para quando as taxas de juro estiverem muito mais baixas do que hoje em dia e do que aquilo que está agora a pesar mais para as famílias”, explicou o ministro das Finanças.
Leia a notícia completa na RTP (acesso livre).
Mesmo com alívio prometido, IRS pode dar mais 889 milhões
O Governo já sinalizou que tem em vista uma redução dos impostos, que estará inscrita no Orçamento do Estado para 2024. Mas, mesmo assim, a receita arrecadada com o IRS poderá continuar a subir e a dar mais 889 milhões de euros ao Estado. O Conselho das Finanças Públicas estima, nas perspetivas económicas atualizadas, divulgadas esta quinta-feira, que a receita fiscal em IRS deverá crescer em 4,8%.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Governo reporta corte de 34% nos grandes investimentos em transportes
No último reporte trimestral aos deputados, o Governo apresentou números que evidenciam um corte de 34% no investimento público inicialmente proposto para obras na ferrovia e nos metros em 2023. No Orçamento do ano passado, o Executivo previa investimentos estruturantes de 1.344 milhões de euros para várias rubricas na ferrovia do país e nas linhas de metro do Porto, Lisboa e Mondego, mas no último documento entregue reviu em baixa esse conjunto de obras públicas para 883 milhões de euros.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Destino da “TAP má” estará a atrasar avaliações da companhia
No processo de privatização da companhia aérea nacional, a incerteza sobre o futuro da TAP SGPS, a holding que detém empresas como a Groundforce e que se encontra em falência técnica, está a atrasar as avaliações em curso da companhia aérea. Existem alguns cenários em cima da mesa, nomeadamente uma fusão da “TAP boa”, a S.A, com a “TAP má”, a SGPS, ou a passagem da Portugália para a empresa cujo capital será vendido.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Governo vai criar “cadastro” para gestores condenados
O Executivo tem em vista avançar com um registo de inibições e destituições de gestores e administradores de empresas, uma espécie de “cadastro” que já existe em países como Espanha, França ou Irlanda. O objetivo da medida, que parte da transposição de uma diretiva europeia de 2019, é ter uma base de dados que pode ser acedida por entidades de todos os Estados-membros da União Europeia e que será gerida pelo Instituto de Registos e Notariado.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Juros, TAP e impostos
{{ noCommentsLabel }}