BRANDS' ECO Mindera Talks: tradição de engenharia da partilha de conhecimento

  • BRANDS' ECO
  • 25 Setembro 2023

A Mindera, uma software house com forte presença no mercado nacional e internacional, realizou, este ano, vários eventos de partilha de conhecimento tech para a comunidade, no escritório do Porto.

A Mindera Portugal celebra, este ano, no final do mês de setembro, nove anos de existência. Para celebrar a data, a empresa organizou, de maio e junho, a edição de 2023 da Mindera Talks. Todas as talks foram realizadas na sala 404 do escritório da empresa, no Porto.

Além destes encontros, que tinham como objetivo dar a conhecer os escritórios da Mindera e a sua forma de trabalho, a empresa continuou a manter presença em eventos como JNation, Droidcon e Porto Tech Hub Conference. A par disso, no início do ano, os escritórios da Mindera de Aveiro e Coimbra também receberam palestras em parceria com as Geek Girls Portugal.

Já no Porto, a primeira sessão do Mindera Talks centrou-se no tema “Kafka Streams, Microservices and Functional Programming”. Kafka Streams é um produto que fornece recursos de processamento orientado a eventos, os micro serviços permitem a decomposição do aplicativo em serviços independentes e a programação funcional promove código limpo e previsível dentro de cada micro serviço.

As apresentações foram feitas por Minders Mehul Irá e Ricardo Neves, ambos Java Backend Developers. “Functional Programming via Java” foi o tema da apresentação do Mehul e o Ricardo falou sobre “Kafka 101 with Spring Boot.” Ambas as apresentações foram seguidas de um Q&A. Para quem não esteve lá no dia, esta talk está disponível no canal de YouTube e blog da Mindera.

A segunda edição do Mindera Talks aconteceu ainda em maio, no dia 25, com o tema “Concurrency in Go and pprof to the Rescue”. Esta sessão contou com a presença de dois Golang Backend Developers – Minders Tiago Reis, no Porto, e Mateus Maia Pontes, em direto do Brasil, em vídeo chamada. Concurrency in Go, apresentado por Mateus Maia Pontes, permite que os programas executem várias tarefas simultaneamente, tornando-os mais eficientes. Isto é conseguido através de “goroutines”, que são threads leves que podem executar funções simultaneamente.

Tiago Reis apresentou a ferramenta pprof, abreviação de “Python profiling”, uma ferramenta útil na programação Go que ajuda os programadores a melhorar o desempenho de seu software. O pprof simplifica o processo de otimização de desempenho e ajuda a criar aplicativos Go mais rápidos e adaptáveis.

A mais recente sessão do Mindera Talks foi no fim do mês de Junho, com o tema “Agile: the Untold Story”. Este fim de tarde contou com as apresentações dos Minders Anderson Casimiro e Vânia Silva, dois Product Owners que trabalham em vários projetos da Mindera. Começaram por definir Agile, o modo de trabalho mais comum na equipa de desenvolvimento, Scrum e Kanban, da Mindera.

A Agile é uma abordagem iterativa e flexível para o desenvolvimento de software e gestão de projetos. Foca-se na colaboração, no feedback do cliente e na capacidade de adaptação da equipa às mudanças nos requisitos. As metodologias ágeis dão prioridade às interações em vez de processos e ferramentas, software funcional em vez de documentação abrangente, colaboração com o cliente em vez de negociação de contratos e resposta a mudanças em vez de seguir um plano.

Enquanto que Agile é uma abordagem e um conjunto de princípios, Scrum e Kanban são estruturas ou metodologias específicas que implementam os princípios da Agile de maneiras diferentes. Esta última apresentação também pode ser vista na íntegra no canal de YouTube e no blog da Mindera.

A Mindera tem como objetivo continuar a organizar estes encontros com engenheiros e entusiastas de tecnologia para partilhar ideias e conhecimento, bem como para acolher e fortalecer a união entre os profissionais de IT em Portugal. Os interessados deverão acompanhar as redes sociais da empresa para saberem mais detalhes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mindera Talks: tradição de engenharia da partilha de conhecimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião