Instituto Coordenadas destaca executivos internacionais

  • Servimedia
  • 27 Setembro 2023

O Instituto Coordenadas de Governança e Economia Aplicada realizou uma análise dentro do panorama espanhol sobre os CEOs e executivos estrangeiros que "estão a deixar a sua marca".

Segundo a entidade, “a tão questionada globalização que se pretende pós-moderna, mas que tem sido a base do desenvolvimento humano impulsionado pelo comércio e pela indústria, pilares da cultura e da compreensão entre países muito diferentes, se manifesta hoje na diversidade e no talento internacional, no liderança empresarial tornada fundamento do crescimento e da inovação no mercado espanhol”.

A nova economia está transformando a forma como as empresas operam e competem no mercado espanhol. O Instituto Coordenadas afirma que, “neste novo paradigma empresarial, a experiência e a visão internacional se tornaram cruciais para o sucesso a longo prazo. Executivos estrangeiros em empresas espanholas estão fazendo a diferença, demonstrando que a liderança sem fronteiras é uma fórmula vencedora e um modelo do qual se podem extrair importantes lições”.

PROTAGONISTAS

No centro dessa tendência, o Instituto Coordenadas destaca executivos que assumiram papéis de liderança em empresas espanholas, trazendo suas experiências e visões únicas. Entre eles, o Instituto Coordenadas destaca:

Osmar Polo (CEO da T-Systems Iberia). Sob sua liderança, a T-Systems desenvolveu um modelo de trabalho baseado em ampla experiência e conhecimento de setores industriais verticais e em constante inovação, aplicando e criando as melhores soluções tecnológicas para a digitalização dos seus clientes. Polo possui mais de 20 anos de experiência no mercado internacional, promovendo uma visão de tecnologia como ferramenta chave para impulsionar e permitir que as organizações alcancem seu máximo potencial por meio da digitalização. Ele trabalha para o Grupo Deutsche Telekom desde 2006 e ocupou diferentes cargos estratégicos e operacionais desde então.

Grant Dalton (CEO da America’s Cup). Dalton é CEO da America’s Cup Event (ACE) e da Emirates Team New Zealand, a equipa vencedora da última edição da America’s Cup e o principal responsável pela escolha de Barcelona como sede da 37ª America’s Cup 2024. Ele foi nomeado patrão da Emirates Team New Zealand em 2003 e, desde então, a Emirates Team New Zealand venceu a competição nas duas últimas edições. Dalton já deu a volta ao mundo sete vezes e, em 1995, foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico. A America’s Cup é o evento desportivo mais assistido pelo público após a Copa do Mundo de futebol ou os Jogos Olímpicos.

Jean-Noël Reynaud (CEO da Magellan & Cheers). Reynaud atualmente lidera o projeto Magellan & Cheers, um grupo de investimento que tem como objetivo criar uma aliança de marcas icônicas de bebidas espirituosas com um denominador comum: serem marcas artesanais, de qualidade e icônicas. A missão do projeto de Jean-Noël Reynaud é desenvolver o crescimento das suas marcas, perpetuando seu know-how e respeitando sua essência. Na Espanha, a Magellan & Cheers já adquiriu a marca de vermute Perucchi, que obteve um aumento de 30% da sua receita em comparação com o ano anterior. Esse processo de recapitalização estabeleceu as bases para integrar futuras aquisições no território espanhol.

Nurettin Acar (diretor geral da Ikea na Espanha). Ele chegou a Espanha em 2019 como Market Area Manager, sendo responsável pelas lojas de Madrid, Corunha, Astúrias, Valladolid e Barakaldo, e membro do Comitê de Direção. Em 2021, foi nomeado diretor geral (CEO) e CSO (Chief Sustainability Officer) da IKEA na Espanha. Seus primeiros passos na IKEA remontam a 2001, quando ingressou na equipe de Vendas da IKEA na Suíça. Ele começou como líder de vendas do país e depois assumiu a direção da loja IKEA Pratteln e mais tarde a da IKEA Dietlikon, ambas na Suíça. Em 2015, mudou-se para a Turquia como diretor geral adjunto até assumir a direção das operações da IKEA nesse mercado em 2017, função que exerceu até sua chegada à Espanha.

Dana Dunne (CEO da eDreams ODIGEO). Dunne é o CEO da eDreams ODIGEO, uma das maiores empresas de viagens online do mundo e uma das maiores empresas europeias de comércio eletrónico. Dunne lidera o negócio desde 2015 e supervisionou sua transformação de OTA europeia para uma empresa de viagens global.

François Lacombe (Diretor Geral da Danone Iberia). Iniciou sua carreira profissional na Delegação da União Europeia em Benin, na unidade de desenvolvimento rural. Posteriormente, ingressou na filial da Danone nos Estados Unidos e, desde então, ocupou cargos de presidente e CEO de marcas globais e locais dentro da empresa em diferentes países, como México, Argentina, Colômbia e Argélia. Lacombe, que até 2022 ocupava o cargo de vice-presidente da área de Operações na Europa, tem 25 anos de trajetória na Danone, onde atuou em funções de direção geral nos diversos negócios da empresa.

Camille Green (CEO da Campofrio Frescos). A experiência profissional de Greene é resultado do seu trabalho na Campofrio, uma das empresas com mais trajetória na Espanha. Ela chegou à empresa há 20 anos e liderou diferentes áreas, como a divisão de marketing, exportações e desenvolvimento de novos negócios na Campofrio Espanha. Greene é CEO da Campofrio Frescos desde 2021.

Marteen Wetselaar (CEO da CEPSA). Ele ingressou na CEPSA como CEO em 2022 e é o principal impulsionador do “Positive Motion”, a estratégia da empresa que procura posicionar-se como líder da transição energética nos próximos anos. Com mais de 25 anos de experiência em Energias Renováveis, Mobilidade elétrica e Downstream, Wetselaar se tornou uma das vozes mais reconhecidas na indústria global. Antes de ingressar na CEPSA, trabalhou na Royal Dutch Shell por 26 anos e fazia parte do Comité Executivo da empresa como diretor de gás integrado, Energias Renováveis e Soluções Energéticas.

Reiner Hoeps (CEO da Mercedes Benz Espanha). Após ser presidente da Mercedes-Benz na França, Hoeps volta ao mercado espanhol depois de ter ocupado a presidência da Mercedes-Benz Espanha em 2016 e 2017. Na sua trajetória no mercado francês, Hoeps contribuiu com sucesso para a transformação da marca na Europa e consolidou sua posição como referência no mercado automobilístico. Também trabalhou para elevar a perceção da marca, com a reestruturação e melhoria da rede de concessionárias em âmbito europeu. Em meio à transformação da marca para “Electric Only”, Reiner quer conseguir ser o líder do mercado espanhol.

Ludovico Pech (CEO da Orange Espanha). Pech assumiu o cargo de CEO da Orange Espanha em abril de 2023. Por mais de seis anos, ele foi diretor financeiro da Wanadoo Espanha, uma das operadoras que resultaram no nascimento da Orange Espanha. Também liderou diferentes filiais da Orange na França, Bélgica e Roménia. Antes de chegar ao nosso país, Pech ocupava o cargo de diretor financeiro da Orange Middle East & Africa.

Mário Vaz (CEO da Vodafone Espanha). Graduado em Direito pela Universidade de Lisboa, iniciou sua carreira na Vodafone Portugal em 1992 e foi designado CEO em 2012. A vasta trajetória de Vaz no mercado português o levou a se tornar CEO da Vodafone Espanha. Sob sua gestão, a Vodafone Portugal realizou com sucesso a transição da telefonia móvel para a convergência e aumentou a participação de mercado e a rentabilidade da empresa.

Wayne Griffiths (CEO da SEAT e CUPRA). Griffiths é CEO da SEAT Espanha desde 2020. A sua carreira tem sido estreitamente ligada ao Grupo Volkswagen. Na sua passagem pela AUDI, ocupou funções na área de Marketing e Vendas e posteriormente foi nomeado assistente do conselheiro de Marketing e Vendas. De 2005 a 2013, foi responsável pelas vendas nos mercados de exportação europeus e foi chefe de vendas da AUDI na Alemanha. Griffiths foi vice-presidente executivo de Vendas e Marketing da SEAT S.A. por quatro anos, antes de ser nomeado CEO da marca na Espanha.

Alain Rycheboer (diretor geral da Leroy Merlin na Espanha). Ao longo de seus 14 anos como diretor geral da Leroy Merlin Brasil, Alain Rycheboer desenvolveu um modelo omnicanal e uma infraestrutura digital data que trouxeram conquistas significativas para a empresa.

Elodie Perthuisot (CEO do Carrefour Espanha). Acaba de ser anunciada como nova CEO do Carrefour na Espanha, substituindo Alexandre de Palmas. A nova diretora da filial espanhola do Carrefour, a primeira mulher a ocupar esse cargo, também mantém o cargo de diretora executiva de Comércio Eletrónico, Dados e Transformação Digital. Elodie Perthuisot ingressou na Carrefour em 2018 como diretora de Marketing e posteriormente ocupou outros cargos relacionados ao marketing e ao comércio eletrónico.

Onur Genç (CEO do BBVA). CEO do BBVA desde 2017, anteriormente foi CEO do BBVA Compass e country manager das operações do grupo nos Estados Unidos. Onur Genç se juntou ao Garanti Bank (subsidiária turca do BBVA) em 2012. Sob sua liderança, o BBVA colocou a sustentabilidade como uma das principais prioridades, criando uma unidade específica para isso.

Meinrad Spenger (CEO da Másmovil). Spenger trabalhou como consultor por cinco anos na McKinsey & Company, onde ocupou o cargo de Engagement Manager. Essa posição permitiu que ele tivesse uma ampla experiência internacional em países como Áustria, Itália, Alemanha e Espanha, em diferentes setores, incluindo o de telecomunicações. O empresário austríaco liderou o nascimento e o crescimento da operadora de telecomunicações Másmovil. O seu projeto começou em 2006, para criar uma alternativa às operadoras existentes, com preços mais baixos e melhor serviço.

Jochen Eickholt (CEO da Siemens Gamesa). Eickholt desenvolveu sua carreira profissional na Siemens desde 1999, ocupando diversos cargos executivos, incluindo CEO da Siemens Elektropřístroje na República Tcheca, CEO da Siemens Home e Office Communications, CEO da Rail Automation e CEO da Rail Systems. Até fevereiro de 2022, foi membro do Conselho de Administração da Siemens Energy. Em março do mesmo ano, foi nomeado CEO da Siemens Gamesa.

Bruce W. Brooks (CEO da Fluidra). Possui uma vasta experiência em liderança internacional, com mais de 20 anos de carreira na Black & Decker Corporation, onde ocupou diversos cargos ao longo de sua trajetória profissional, incluindo vice-presidente do grupo e presidente de produtos de consumo. Em 2011, juntou-se à Zodiac Pool Solutions, onde ocupou o cargo de CEO. Somente em 2018, ele se juntou à Fluidra, tornando-se uma pessoa decisiva no plano de integração da empresa.

Ralf Wein (Diretor Executivo Regional da H&M para o Sul da Europa). Diretor geral da H&M na Espanha e no sul da Europa. Em 2021, assumiu o comando da empresa sueca no mercado espanhol, que já havia liderado entre 2016 e 2019. Com duas décadas de experiência na gestão da empresa de moda, Wein construiu uma sólida carreira no grupo, liderando países como Grécia, Bulgária, Polônia, República Tcheca e França.

Bernardo Kanahuati (CEO da Bayer na Espanha e Portugal). Kanahuati ingressou na Bayer há 17 anos e desde então ocupou diversas posições de liderança, estando à frente da divisão de Vendas e Marketing na Bélgica, como Gerente de País na Europa Oriental e Diretor Geral da empresa no Norte da África. Em 2018, Kanahuati tornou-se CEO da Bayer na Espanha e Portugal, com o objetivo de manter um bom crescimento dos negócios em nível europeu e posicionar a empresa como uma das mais importantes no campo da saúde.

Mariangela Marseglia (Vice-presidente e Diretora Geral da amazon.es). Ingressou na Amazon em 2010 e ocupou diferentes cargos executivos, incluindo a direção do Prime Now. Atualmente, é a Diretora Geral da amazon.es e amazon.it, cargo que ocupa desde 2018. Antes de se juntar à Amazon, havia trabalhado em consultoria, marketing e desenvolvimento de negócios na Price Waterhouse Coopers e na Unilever, entre outras empresas.

Luis Quintiliano (Presidente do McDonald’s na Espanha). Antes de liderar a empresa na Espanha, Quintiliano ocupou a direção do McDonald’s em diferentes estados dos EUA, até que em 2020 chegou à Espanha para substituir John Alves na filial espanhola. Sarah Harmon (CEO da Sngular). Com ampla experiência internacional no setor de tecnologia, Harmon ingressou na Sngular em 2022, após ter sido conselheira independente da empresa espanhola. Anteriormente, Harmon havia liderado as filiais da Linkedin na Espanha e Portugal e ocupado o cargo de responsável pelo desenvolvimento de canais na Microsoft.

Etienne Strijp (Presidente Executivo da Heineken Espanha). Presidente executivo da Heineken Espanha desde 2022, sua trajetória na empresa começou nos anos 90, nos Países Baixos. Após ocupar diversos cargos financeiros na Holanda, abriu o Escritório de Exportação para a Região Andina, sediado na Colômbia, e dirigiu as sedes na Argentina, Panamá, República Tcheca, Rússia e México. Durante sua trajetória na Heineken, Strijp impulsionou importantes mudanças tanto no âmbito financeiro quanto digital, e introduziu inovações como o lançamento de marcas como Heineken 0.0.

Marco Sansavini (CEO da Vueling). Com mais de 25 anos de experiência no setor aéreo, Sansavini chegou à Vueling em 2020 vindo da Iberia. Anteriormente, ele projetou a estratégia da Alitalia e o plano comercial da Air France-KLM.

IMPACTO

O Instituto Coordenadas assegura que “esses líderes não apenas impulsionaram o sucesso de suas empresas, mas também deixaram uma marca positiva na economia espanhola e na cultura empresarial: os modos e maneiras de fazer negócios”. Eles promoveram a criação de empregos, incentivaram o investimento em pesquisa e desenvolvimento e lideraram iniciativas de sustentabilidade que beneficiam a sociedade como um todo.

O estudo de caso realizado pelo Instituto Coordenadas sobre esses CEOs e executivos estrangeiros “testemunha a importância da diversidade e da abertura no mundo empresarial atual. Sua experiência global e suas habilidades para se adaptar a um ambiente empresarial diferente do seu país de origem demonstraram que o talento não tem fronteiras e que a excelência na liderança pode vir de qualquer parte do mundo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Instituto Coordenadas destaca executivos internacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião