“Só as competências digitais” aumentam oportunidades de emprego. Governo dedica um mês ao tema

  • Lusa
  • 2 Outubro 2023

Secretário de Estado da Digitalização afirma que "só as competências digitais abrem um conjunto de leques de empregabilidade", no dia em que arranca o mês dedicado ao tema.

O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa afirma, em declarações à Lusa, que “só as competências digitais abrem um conjunto de leques de empregabilidade”, no dia em que arranca o mês dedicado ao tema.

O Governo volta a assinalar outubro como o Mês das Competências Digitais, pelo segundo ano consecutivo. “O mês das competências digitais alinha-se, por um lado, com a iniciativa europeia do ano das competências digitais”, aliás, precede-a, “porque nós no ano passado já lançámos o mês das competências digitais […] com muito sucesso”, afirma Mário Campolargo.

Esta iniciativa visa “essencialmente” sensibilizar as pessoas para a “dinâmica e a necessidade das competências digitais”, refere. Isto porque “só as competências digitais transformam o cidadão num cidadão ativo e consciente e só as competências digitais hoje abrem um conjunto de leques de oportunidades de empregabilidade que é muito grande e, por isso, é muito importante que trabalhemos com um conjunto alargado de atores para passar esta mensagem”, que é de “cidadania e de preparação para o futuro”, sublinha o governante.

“Os cidadãos e as cidadãs que estiverem com competências digitais avançadas são aqueles são capazes de criar novas empresas, explorar novos mercados, novas maneiras de trabalhar e são eles que vão constituir um Portugal mais próspero e, ao mesmo tempo, mais solidário e equitativo”, salienta.

No ano passado, o mês das competências digitais contou com cerca de 20 iniciativas, com cinco milhões de pessoas impactadas nas redes sociais. Este ano, “temos uma duplicação quase do número de iniciativas”, acrescentou.

A campanha com o slogan #tratarodigitalportu estará presente em canais de televisão, rádio, multibancos, meios de transporte, canais digitais, com o objetivo de amplificar a divulgação da oferta de capacitação digital disponível para pessoas e organizações em todo o território.

“Temos um roteiro INCoDe, que vai passar por Portimão e por Leiria”, refere o governante, além de um conjunto alargado de iniciativas “que são particularmente importantes”, onde se contam, por exemplo, o lançamento da sétima edição das engenheiras por um dia e o lançamento da medida Formador + Digital do programa Emprego + Digital (em articulação com a área governativa do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), no dia 12 de outubro, em Lisboa.

“Porque é que é importante? Porque é não só sermos capazes de ter os cidadãos mais digitais, mas ter a lógica da formação alinhada com esta ideia de uma formação para as competências digitais”, argumenta Mário Campolargo.

“E depois vamos ter algo que é muito importante no culminar deste mês que, aliás, também versa muito os aspetos de cibersegurança, vamos ter o Fórum das Competências Digitais, onde vamos apresentar um resultado muito importante, que é o mapa de todas as iniciativas de competências digitais que existem no país, quer sejam promovidas pelo Governo, pelas autarquias locais, entidades privadas, públicas de todo o tipo”, prossegue.

O objetivo é que “o cidadão ou cidadã que queira ter acesso a esses essas iniciativas possa ao tocar ao clicar no lugar onde está” e saber que iniciativas têm a sua disposição. “É por aqui que nós queremos apostar, ou seja, queremos mobilizar todas as pessoas para este aspeto, as competências digitais, e desde a escola, por isso é que também temos uma iniciativa do Eu Sou Digital nas escolas, que é particularmente importante”, refere.

O EuSouDigital@Escolas é uma parceria entre o Programa Eu Sou Digital e as áreas governativas da Digitalização e da Modernização Administrativa, e da Educação.

Questionado sobre se as pessoas estão sensibilizadas para o tema, afirma que “há uma sensibilidade grande”. “Claro que temos que escolher os meios de comunicação. É por isso que […] não só não limitamos a comunicação digital em ‘stricto sensu’, mas também utilizamos a televisão, utilizamos os jornais, utilizamos o Multibanco, utilizamos todo um conjunto de mecanismos de chegar ao público que têm um desafio grande pela frente, mesmo através dos meios de transporte nas cidades”.

O slogan é #tratarodigitalportu, associando os jovens na escola, engenheiras por um dia, o pensamento computacional, que visa apostar “no futuro e para criarmos esta coesão social baseada numa coesão também digital”. Trata-se de “um desígnio nacional”, sublinha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Só as competências digitais” aumentam oportunidades de emprego. Governo dedica um mês ao tema

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião