5 coisas que vão marcar o dia
Contas do Estado e finanças dos municípios estão no radar noticioso no dia em que arranca o julgamento do Caso EDP. Há também novos dados sobre a produção industrial e a rendibilidade das empresas.
No dia em que arranca o julgamento do Caso EDP, com a audição de Manuel Pinho em destaque, o Tribunal de Contas emite um juízo com reservas e recomendações sobre a Conta Geral do Estado de 2022 e o Conselho das Finanças Públicas publica o relatório anual sobre a evolução orçamental da Administração Local. Indústria portuguesa dos semicondutores e da microeletrónica junta-se em Aveiro.
Começa o julgamento do Caso EDP
Arranca esta manhã no Juízo Central Criminal de Lisboa, com a audição dos arguidos, o julgamento do Caso EDP, que tem como arguidos o ex-ministro da Economia Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado. O antigo governante (entre 2005 e 2009) está em prisão domiciliária desde dezembro de 2021 e vai responder em tribunal por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal.
Parecer do TdC sobre a Conta Geral do Estado
O Presidente do Tribunal de Contas (TdC), José Tavares, e a Juíza Conselheira relatora, Ana Furtado, entregam esta terça-feira, às 9H00, ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, o parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2022, que emite um juízo com reservas e recomendações. O documento vai ser disponibilizado ao final da manhã na página de internet do Tribunal de Contas.
Como evoluíram as contas das autarquias?
No calendário do Conselho das Finanças Públicas (CFP) está prevista a publicação de um relatório relativo à evolução orçamental da Administração Local em 2022. No ano passado, este documento revelou que os municípios portugueses registaram um défice orçamental de 15 milhões de euros em 2021. Foi o primeiro em sete anos, ainda assim, abaixo do que tinha sido estimado no Orçamento do Estado.
Produção industrial e rendibilidade das empresas
No cardápio das estatísticas, o INE vai divulgar os Índices de Produção Industrial e o Banco de Portugal publica novos dados sobre a rendibilidade das empresas portuguesas e a autonomia financeira, medida pelo peso do capital próprio no balanço. Já os preços das casas, as novas permissões para a construção e as receitas da indústria são os principais destaques do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia.
Indústria da microeletrónica apresenta resultados em Aveiro
Numa altura em que o setor dos chips continua a enfrentar dificuldades no acesso e disponibilização de componentes e a Europa tenta ganhar maior autonomia, a indústria portuguesa dos semicondutores e da microeletrónica junta-se a partir das 14H30 no Teatro Aveirense para apresentar e discutir o projeto financiado pelo PRR e liderado pela Amkor, que envolve um total de 17 parceiros para “posicionar Portugal na linha da frente no mercado da gestão, produção, distribuição e reciclagem de semicondutores”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}