Autoeuropa vai retomar horário normal de trabalho já a 23 de outubro
"A direção da fábrica informa que a partir do próximo dia 23 de outubro será retomado o esquema de trabalho de 19 turnos semanais", segundo a nota enviada aos trabalhadores a que o ECO teve acesso.
A Volkswagen Autoeuropa vai retomar o horário normal de trabalho já a 23 de outubro: 19 turnos semanais de trabalho, com trabalho ao fim-de-semana, avançou a administração numa comunicação aos trabalhadores esta terça-feira.
“A direção da fábrica informa que a partir do próximo dia 23 de outubro será retomado o esquema de trabalho de 19 turnos semanais”, pode ler-se na nota enviada aos trabalhadores a que o ECO teve acesso. “Esta nova antecipação resulta do intenso trabalho de normalização das cadeias de abastecimento de peças levado a cabo pelas áreas de logística e da direção da Volkswagen Autoeuropa”, acrescenta a mesma nota.
Isto significa que o regime de layoff vai ser levantado já a 23 de outubro, antecipando em muito a data 2 de novembro. A empresa de Palmela deverá convocar trabalho suplementar para os feriados de 1 de novembro, 1 e 8 de dezembro, tal como o ECO avançou na segunda-feira, mas essa informação não consta desta comunicação aos trabalhadores. O objetivo é recuperar o tempo perdido.
O secretário de Estado do Trabalho disse que a informação que dispunha era de que “a totalidade da produção ainda” poderia “acontecer durante o mês de outubro, no final do mês, e já não só em novembro”, revelou Miguel Fontes, a semana passada, na Comissão de Trabalho, Segurança Social, juntamente com o secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, na sequência de um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda.
A fábrica de Palmela retomou a produção a 2 de outubro, depois de uma paragem iniciada em 11 de setembro devido à falta de peças provenientes de uma fábrica da Eslovénia afetada pelas cheias que ocorreram no país. Mas, os funcionários começaram por trabalhar apenas de segunda a quinta-feira. Ou seja, a Autoeuropa retomou a produção, de forma gradual, mantendo o regime de lay-off até 2 de novembro e sem laborar aos fins de semana até 12 de novembro.
Numa carta enviada aos trabalhadores, a que o ECO teve teve acesso, a administração comprometia-se a que a passagem ao regime normal, logo que normalizada a produção, seria comunicada aos trabalhadores “oportunamente através de carta ou correio eletrónico”.
Portanto, agora esta decisão vai ser revogada e a empresa alemã, a segunda maior exportadora nacional, vai levantar o layoff dentro de duas semanas e antecipando uma paragem que estava inicialmente vaticinada até 12 de novembro, ou seja nove semanas. Mas, depois de ter garantido o fornecimento de uma peça fundamental para o T-Roc junto de uma empresa espanhola e outra chinesa, a fábrica de Palmela estava a laborar em três turnos.
A Autoeuropa é uma empresa com grande impacto na economia portuguesa e que representa 1,5% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), tal como foi sinalizado pelo primeiro-ministro. A fábrica de Palmela é considerada também um “motor” das exportações nacionais, com os últimos dados disponíveis, referentes a 2021, apontavam que a fábrica de Palmela contava com mais de cinco mil trabalhadores e representava cerca de 6% das exportações nacionais.
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