Marcelo promulga Eurosorteio apesar da “problemática adição ao jogo”

Eurosorteio vai ser exclusivamente explorado pela Santa Casa. Marcelo promulga novo jogo social reconhecendo que o faz perante "a recentemente evidenciada problemática da adição ao jogo".

O Presidente da Repúblca promulgou o diploma que visa criar um novo jogo social do Estado denominado “Eurosorteio”, a ser explorado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Na nota publicada no site da Presidência, esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa realça que a promulgação do diploma avança ainda que esteja perante “a recentemente evidenciada problemática da adição ao jogo”.

Em causa está um estudo sobre o perfil de utilizadores e níveis de doenças associadas a este tipo de jogo e no qual se concluiu que do grupo de 100 mil cidadãos com problemas de jogo, 30 mil terão perturbação de jogo patológico. O estudo concluiu ainda que a pessoas com rendimentos entre 400 e 664 euros têm três vezes mais probabilidades de serem jogadores frequentes da raspadinha em comparação com quem aufere 1.500 euros por mês.

Para o Presidente, apesar de estar evidenciada a “problemática adição ao jogo”, que deveria, normalmente, “levar a menor e não a maior oferta”, bem como a experiência passada em que “novos jogos provocaram uma queda de outros anteriores”, é igualmente importante que as receitas recolhidas pela Santa Casa da Misericórdia sejam “canalizadas para o tratamento e prevenção de comportamentos aditivos”.

O diploma promulgado autoriza ainda a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a proceder à respetiva exploração em regime de exclusividade para todo o território nacional.

Notícia atualizada às 19h01

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo promulga Eurosorteio apesar da “problemática adição ao jogo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião