O setor turístico exige a profissionalização dos trabalhadores
Coremsa Formação oferece cursos subsidiados pelo SEPE a trabalhadores do setor da hotelaria e turismo.
A profissionalização do turismo é uma tarefa indispensável para transformar o setor, especialmente considerando sua tendência de crescimento: A Espanha encerrou um verão de sucesso com a chegada, em agosto, de 10,1 milhões de turistas internacionais, um aumento de 13,9% em relação a agosto de 2022, de acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Nesse sentido, prevê-se que a demanda por profissionais no setor turístico aumente e setores como o de restaurantes e hotelaria precisem se profissionalizar o mais rápido possível, uma vez que mais da metade dos trabalhadores não possuem um diploma adequado ao trabalho que realizam.
A hotelaria enfrenta o desafio da profissionalização de uma grande parte dos seus trabalhadores, o que se reflete no fato de que mais da metade dos funcionários não possuem um diploma adequado para a profissão que exercem. Os técnicos de formação profissional representam 20% no setor hoteleiro e os universitários correspondem apenas a 10% nessa área, de acordo com dados da Dualiza CaixaBank.
Para atender a essa necessidade, o SEPE (Serviço Público de Emprego Estatal) disponibilizou um subsídio para capacitar trabalhadores do setor de hotelaria e turismo em parceria com a Coremsa Formação. O grupo de Málaga será responsável por ministrar esses cursos e formar um total de 15.000 trabalhadores do setor de hotelaria em nível nacional, com o objetivo de contribuir para suprir a demanda por pessoal qualificado devido à grande procura do setor turístico no país. Essa formação será totalmente subsidiada pelo SEPE e os alunos receberão também uma certificação deste órgão oficial.
A formação em hotelaria e turismo envolve uma ampla variedade de aspetos, desde habilidades em atendimento ao cliente até gestão hoteleira. Essa formação é a base sobre a qual são construídos serviços de qualidade que atraem turistas e promovem sua satisfação, o que, por sua vez, leva ao crescimento sustentável do setor. Os mais de 60 cursos oferecidos pela Coremsa Formação têm como foco a profissionalização dos processos dentro do setor hoteleiro, beneficiando tanto os funcionários quanto os empregadores, assim como a qualidade geral dos serviços turísticos na Espanha. Esses cursos abordam áreas de especialização como culinária para celíacos, culinária italiana, peixes e frutos do mar, confeitaria, corte de presunto, criação de menus e cardápios e também áreas mais transversais como fotografia gastronómica.
A Coremsa Formação, que faz parte do Grupo Coremsa, enfatizou a importância da formação de qualidade em todos os setores. “Com sua ampla experiência em formação regulamentada e projeção internacional, é um ator-chave na melhoria da qualidade da força de trabalho no setor turístico e da formação profissional”, destacou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O setor turístico exige a profissionalização dos trabalhadores
{{ noCommentsLabel }}