BRANDS' ECO O Orçamento Participativo de Cascais é o maior e o mais votado do país

  • Conteúdo Patrocinado
  • 24 Outubro 2023

Envolvendo cerca de 60.000 pessoas por ano, o Orçamento Participativo de Cascais tem este ano a sua 12ª edição.

No dia 16 de outubro iniciou-se mais um ciclo do Orçamento Participativo de Cascais com as sessões públicas de participação e terminando no dia 28 de outubro, seguindo-se a análise técnica e a votação final. Para mais informações, clique aqui.

Em agosto de 2021, num episódio retratado pelo New Yorker Magazine, cinco bombeiros portugueses estavam a combater um incêndio florestal no sul do país quando um vento repentino fez com que o fogo subisse uma encosta íngreme por baixo deles. Tiveram apenas alguns segundos para subir para a cabina do seu camião antes que este fosse cercado pelas chamas. Uma vez lá dentro, ativaram um dispositivo de segurança que pulverizava uma nuvem de água para arrefecer a cabina. O ar estava escuro e cheio de fumo, mas usaram máscaras de oxigénio para respirar a partir de garrafas de ar purificado. Rapidamente conseguiram conduzir até um troço de estrada onde o fogo era menos intenso e escaparam sem ferimentos graves.

O que tem este episódio a ver com o Orçamento Participativo de Cascais?

Os bombeiros eram do concelho de Cascais. O seu camião, com sistema de arrefecimento de água e máscaras de oxigénio, custou cerca de cento e sessenta mil euros. Antes de o adquirirem, em 2017, utilizavam um veículo de 1996 que não possuía essas características. Sendo a atualização vital, e não tendo obtido financiamento do governo nacional, recorreram ao orçamento participativo.

O Orçamento Participativo é um instrumento de fundamental importância na estratégia de participação da Câmara Municipal de Cascais. O OP é, hoje em Cascais, uma politica municipal consolidada, integrada num sistema de participação que contribui para uma cidadania ativa, informada e responsável, que garante às pessoas a possibilidade de propor ideias que expressam as suas necessidades e contribuam para a transformação e o desenvolvimento do município.

Todos os anos, a Câmara Municipal de Cascais permite que os cidadãos proponham, debatam e votem em projetos que o orçamento municipal financia. Os projetos vencedores recebem até trezentos e cinquenta mil euros e a cidade garante que os executa no prazo de três anos. Desde que lançou o sistema, em 2011, a Câmara Municipal de Cascais renovou edifícios abandonados, apoiou o ensino e o desporto urbano, melhorou a acessibilidade nas praias, criou espaços verdes, instalou Wi-Fi e estações de carregamento nas paragens de autocarro, etc. Com a concretização de uma obra em cada 0,5 km2 do concelho, desde 2011 foram decididos 51 milhões de euros em 219 projetos vencedores, fruto de um trabalho de participação e cidadania, que coloca Cascais como um concelho entre os mais destacados da Europa e do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Orçamento Participativo de Cascais é o maior e o mais votado do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião