Colep de Vale de Cambra vai produzir aerossóis metálicos no México com fábrica de 28 milhões

Após comprar participação na catalã ALM Envases, entrando nos aerossóis de alumínio, empresa de Vale de Cambra (grupo RAR) avança com unidade industrial para abastecer México e América Central.

A Colep Packaging, sediada em Vale de Cambra, fechou uma joint-venture com o Envases Group para a construção de uma fábrica de aerossóis metálicos no México, num investimento inicial superior a 30 milhões de dólares (28,4 milhões de euros), a concretizar em dois anos.

Numa primeira fase, indica a empresa pertencente ao grupo RAR, esta nova unidade industrial vai ter três linhas de aerossóis de alumínio, sendo o objetivo desta parceria passar a servir os clientes do México e todo o mercado da América Central a partir desta fábrica.

“Esta é uma etapa importante na concretização da estratégia da empresa, ao afirmar a nossa posição competitiva no mercado de aerossóis e ao reforçar a atividade no segmento de alumínio, a qual se iniciou com a aquisição de 40% da espanhola ALM em [agosto de] 2022”, destaca Paulo Sousa, CEO da Colep Packaging.

É uma etapa importante na concretização da estratégia da empresa, ao afirmar a nossa posição competitiva no mercado de aerossóis e ao reforçar a atividade no segmento de alumínio.

Paulo Sousa

CEO da Colep Packaging

Foi no verão de 2021 que a Colep concretizou a cisão das unidades de negócio de produtos de consumo e de embalagens. Na sequência desta operação, a antiga Colep Portugal passou a designar-se Colep Consumer Products – está agora a apostar na inovação do produto nas categorias de cosmética e cuidado pessoal –, enquanto esta área de embalagens assumiu a designação Colep Packaging.

Apresentado como um dos principais produtores europeus na indústria de embalagens metálicas e em plástico, para diversas indústrias, foi “essencialmente como resultado do efeito do aumento de preço das matérias-primas” que a Colep Packaging faturou 148,8 milhões de euros em 2022, o que compara com 119,2 milhões no ano anterior.

Paulo Sousa, CEO da Colep Packaging

Segundo o mais recente relatório de gestão, consultado pelo ECO, emprega perto de 700 trabalhadores nas fábricas em Portugal (Vale de Cambra), na Polónia (Kleszczów) e em Espanha (San Adrián). A entrada no capital da catalã ALM Envases, que faturava dez milhões de euros e tinha 45 trabalhadores, permitiu à empresa portuguesa entrar no mercado de aerossóis de alumínio.

Sobre este investimento no México, a empresa nortenha destaca em comunicado que “agrega a expertise, conhecimento de mercado e standards de dois dos mais importantes players no mercado de embalagens metálicas, permitirá atender de forma mais próxima os clientes da América do Norte e Central e apresentar uma oferta competitiva em termos de portefólio, capacidade produtiva e timings de resposta”.

“Este novo acordo reforça e fortalece a determinação do nosso grupo em continuar com a expansão regional na fabricação de embalagens de alumínio e folha-de-flandres. Este marco consolida a nossa posição no mercado americano, ampliando a presença e reputação como líderes no setor. O Envases Group tem o prazer de se associar à Colep Packaging, numa colaboração estratégica que aproveita as sinergias entre dois negócios altamente complementares, apoiada por investimentos sólidos”, realça o CEO Martín Guaita, citado na mesma nota.

Como o ECO noticiou em junho, a outra empresa do grupo, a Colep Consumer Products, vai encerrar duas das fábricas que tinha na Alemanha, em Bad Schmiedeberg e Laupheim, com o objetivo de “otimizar a sua presença industrial”. Decidiu descontinuar as operações de enchimento de aerossóis naquelas localizações e reforçar a aposta no segmento de líquidos e cremes, em Portugal e na Polónia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Colep de Vale de Cambra vai produzir aerossóis metálicos no México com fábrica de 28 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião