Abanca triplica ganhos para 429 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano
Instituição financeira diz ter aumentado em 76% o número de clientes em Portugal, reportando um crescimento de 17,5% nos novos empréstimos às famílias e empresas portuguesas entre janeiro e setembro.
O Abanca anunciou esta segunda-feira um resultado atribuível de 428,6 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o triplo em termos homólogos, elevando o seu rácio de rendibilidade para 13%. “O desempenho positivo foi sustentado pelo dinamismo do mercado de retalho e pela solidez do seu perfil financeiro, gerando um conjunto de resultados de elevada qualidade”, justifica.
Em comunicado, a instituição financeira diz ter captado mais de 96 mil novos clientes em Portugal e Espanha neste período (aumento homólogo de 76% deste lado da fronteira), com um ganho de quota de mercado nos principais segmentos de negócio. Em particular, destaca o “peso crescente dos canais digitais”, que valem quase metade dos novos clientes
“O banco apresenta níveis de capitalização robustos (capital total de 17,3% e excesso de capital em relação aos requisitos de 1.528 milhões de euros), uma qualidade de ativos máxima (rácio de NPL de 2,3% e rácio de ativos executados em relação ao balanço de 0,2%), níveis de cobertura elevados (cobertura de ativos duvidosos de 75,3% e rácio Texas de 25,7%) e uma posição de liquidez confortável”, assegura.
Na mesma nota, o Abanca contabiliza que, entre janeiro e setembro, concedeu mais de 7.000 milhões de euros de novos empréstimos às famílias e empresas. Segmentos que pesam 40% e 42% do total, respetivamente, recebendo mais de 8 em cada dez euros de crédito do banco. Em Espanha, os novos empréstimos foram 3,7% superiores aos reportados até ao final de setembro de 2022, enquanto em Portugal foram mais elevados: 17,5%.
No crédito à habitação diz ter havido um crescimento da quota de mercado das novas operações de 97 pontos base (pb) em Portugal, enquanto no crédito às empresas e também no país, a progressão ficou-se pelos 58 pb. Já os depósitos de clientes de retalho aumentaram 8,3% nos dois mercados, com os ganhos de quota de mercado a atingirem 10 pb em Portugal, de acordo com a mesma nota.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abanca triplica ganhos para 429 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano
{{ noCommentsLabel }}