Marcelo e Costa cancelam agenda depois das buscas e detenções ligadas a negócios do lítio e hidrogénio
Primeiro-ministro reuniu-se esta manhã com o Presidente da República, no Palácio de Belém, durante cerca de meia hora. Outros ministros do Governo também suspenderam visitas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, cancelaram a agenda depois das buscas e detenções no Governo por causa do negócio do hidrogénio verde e do lítio, apurou o ECO.
Outros membros do Executivo, como os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, ou a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, também suspenderam os compromissos públicos que tinham previstos para esta terça-feira.
Pouco antes das 10h, António Costa reuniu-se durante cerca de meia hora com Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém. O chefe do Governo quis informar o Presidente da República sobre a operação em curso, em que o Ministério Público investiga crimes de tráfico de influência e corrupção no lítio em Montalegre e no hidrogénio em Sines.
O Presidente da República não tinha propriamente agenda pública, mas contava despedir-se do ainda bispo das Forças Armadas, Rui Manuel Sousa Valério, que será o novo Patriarca de Lisboa, assistindo à sua última missa enquanto bispo, marcada para as 11h, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Mas, depois da audiência com o primeiro-ministro, Marcelo decidiu cancelar a ida aos Jerónimos, permanecendo em Belém, de modo a evitar o contacto com a imprensa.
A agenda do primeiro-ministro para esta terça-feira dava conta que António Costa iria marcar presença às 12h15 na sessão de abertura da Tomorrow Summit 2023, no Porto, organizada pela Federação Académica do Porto. Mas o chefe do Governo decidiu não ir.
Outros membros do Executivo como o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, também cancelaram as visitas públicas.
Entretanto, a procuradora-geral da República, Lucília Gago, foi a Belém, onde esteve reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, avança a SIC Notícias.
(Notícia atualizada às 12h29)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo e Costa cancelam agenda depois das buscas e detenções ligadas a negócios do lítio e hidrogénio
{{ noCommentsLabel }}