O Hospital Gregorio Marañón apresenta ‘Retratos com Esperança’, a exposição artística sobre cancro de mama triplo negativo metastático

  • Servimedia
  • 8 Novembro 2023

Artistas plásticos retrataram as emoções de pacientes e familiares que convivem com esse subtipo de cancro.

O Hospital Universitário Gregorio Marañón, em Madrid, recebe ‘Retratos com Esperança’, a iniciativa artística promovida pela Gilead Sciences, com a colaboração da Associação Espanhola de Pacientes com Cancro de Mama Metastático (AECMM) e o aval da SOLTI, com o objetivo de dar maior visibilidade ao cancro de mama triplo negativo metastático (CMTNm), o subtipo mais agressivo e difícil de tratar dos carcinomas de mama.

Segundo informou a Gilead, após o sucesso de ‘Quadros com Esperança’, um projeto que unia Inteligência Artificial (IA) e arte para capturar e transformar os sentimentos expressados pelas pacientes a partir de uma série de entrevistas, ‘Retratos com Esperança’ “dá um passo além”.

Os artistas plásticos Santiago Picatoste, Lara Padilla, Silvia Kowalsky e Luis Feo reuniram-se com três pacientes de CMTNm e um familiar para conhecer melhor as suas histórias pessoais, os desafios e dificuldades que enfrentam e os sentimentos que despertaram a sua situação. Dessa forma, conseguiram expressar nas suas obras todas essas emoções e, especialmente, a “esperança” que as pacientes e familiares depositam na pesquisa e inovação em torno dessa patologia.

Este projeto, “que evidencia o compromisso da Gilead Science com o cancro de mama metastático (CMm) em geral e o triplo negativo metastático em particular, busca”, segundo indicou a companhia, “dar a conhecer, através da arte, a importância da inovação terapêutica como o principal foco de esperança para essas pacientes. As pacientes metastáticas são as grandes invisíveis do cancro de mama, uma vez que estão fora da mensagem de positividade do laço rosa. São mulheres para as quais cada dia conta. Historicamente, as alternativas terapêuticas efetivas disponíveis para o CMm têm sido escassas, piorando sua qualidade de vida de forma progressiva”.

Diante do desafio de encontrar uma solução para essa doença, as pacientes demandam maior apoio à pesquisa. Para elas, “a última inovação terapêutica é essencial, já que, em muitas ocasiões, é a sua última esperança. São pacientes com necessidades médicas extremamente urgentes a serem supridas do ponto de vista clínico, social e emocional”, assinalou a Gilead.

O encerramento do evento ficou a cargo da conselheira de Saúde da Comunidade de Madrid, Fátima Matute Teresa, que apoiou essa iniciativa e destacou a necessidade de sensibilizar e dar voz às pacientes. “É um orgulho dar espaço a esses projetos que unem calor humano, inovação e esperança”, afirmou Matute, que acrescentou que o governo autónomo trabalha diariamente “para melhorar a qualidade de vida do presente e do futuro dessas pessoas, com uma estratégia contra o cancro que engloba pilares como humanização, pesquisa ou tratamentos, e cujo primeiro degrau é sempre a prevenção, com programas como DEPRECAM, que atendem diariamente mais de 900.000 mulheres”.

Por outro lado, a doutora Sonia García de San José, gerente do Hospital Universitário Gregorio Marañón, responsável pela abertura institucional, enfatizou a importância de incluir a arte nas instalações para “criar um ambiente propício para que todo o grande conhecimento científico também reflita em uma melhor qualidade assistencial e sentimento durante a estadia no hospital”. Nesse sentido, ela valorizou o impulso desse tipo de ação para “dar mais calor ao trabalho que fazemos no Hospital Oncológico e de Terapias Avançadas do Gregorio Marañón”.

O doutor Miguel Martín, chefe do Serviço de Oncologia Médica do Hospital Universitário Gregorio Marañón, que também esteve presente na apresentação da exposição, apontou que “o objetivo atual no cancro de mama metastático é tornar a doença crónica, tentando que vivam o maior número de anos de vida possível, com boa qualidade de vida”.

Por sua vez, David Marín, diretor de Oncologia da Gilead, destacou que “as pacientes com cancro de mama metastático são as grandes invisíveis, pois não são representadas pelo laço rosa, mas sim pelo preto. Para essas pacientes, com opções terapêuticas muito limitadas, cada dia conta. Por isso, na Gilead, nos comprometemos a trabalhar incansavelmente para fornecer soluções para as necessidades não atendidas dessas pacientes, oferecendo esperança a essas mulheres que não podem esperar, mudar seu prognóstico e colaborar com todos os agentes envolvidos para que essas soluções cheguem o mais rápido possível a quem precisa delas”.

Nesse sentido, a Associação Espanhola de Cancro de Mama Metastático (AECMM) reivindica mais pesquisa e maior acesso à inovação para as pacientes que atualmente sofrem desse tipo de cancro, mas principalmente para as pacientes do futuro. Pilar Fernández, paciente de cancro de mama metastático e presidente da AECMM, ressalta que “precisamos dar visibilidade a essa doença da qual desconhecemos os números ou o grande impacto que esse tumor tem na vida das pacientes e das suas famílias. Dependemos da pesquisa e dos seus avanços, porque a sobrevivência e a qualidade de vida dessas pacientes são muito delicadas. Todos temos que estar conscientes dessa realidade e trabalhar em conjunto por elas”.

Esse projeto representou um grande desafio. Nas palavras de um deles, Santiago Picatoste, artista plástico, pintor e escultor: “Todos nós iniciamos essa jornada com uma ideia muito diferente do cancro de mama, mais próxima da imagem do laço rosa que vemos habitualmente. Encontramos histórias muito diferentes, muito fortes e inspiradoras, que nos enriqueceram imensamente, tanto em nível pessoal quanto no processo de criação artística. Se as nossas obras servirem para dar voz e tirar da invisibilidade essas pacientes, sejam bem-vindas”.

‘A Retratos com Esperança’ percorrerá diferentes cidades espanholas nos próximos meses, e as suas obras originais serão expostas na famosa galeria Duran Arte e Subastas a partir de 14 de novembro. A Gilead Sciences doará todas as obras para a AECMM, que as leiloará e destinará toda a arrecadação para projetos de pesquisa na área do cancro de mama triplo negativo metastático.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Hospital Gregorio Marañón apresenta ‘Retratos com Esperança’, a exposição artística sobre cancro de mama triplo negativo metastático

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião