Hoje nas notícias: Sucessão de Costa, Parpública e PRR
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
As manchetes desta quinta-feira são marcadas pelas reações à expectativa da decisão de Marcelo, que será hoje anunciada. Uma das consequências políticas é a pretensão Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro em ser líderes do Partido Socialista e o PS faz tudo para evitar eleições que Marcelo quer antecipar. Também já existem alguns esclarecimentos do que irá permanecer em funcionamento, mesmo se o parlamento for dissolvido: PRR continuará em execução e a Parpública mantém propostas de assessores financeiros para privatização da TAP. Em Penafiel, uma fábrica encerra levando 120 trabalhadoras para o desemprego sem o salário de outubro.
PS faz tudo para evitar eleições que Marcelo quer antecipar
O Presidente da República ouvirá hoje o Conselho de Estado e falará ao país no final da reunião. Marcelo Rebelo de Sousa irá anunciar a convocação de eleições antecipadas, que é a solução defendida pela maioria dos partidos depois do pedido de demissão apresentado pelo primeiro-ministro, António Costa. A notícia é avançada pelo Público, que escreve ainda que a intenção do Chefe de Estado é deixar concluir o processo do Orçamento do Estado e só formalizar o decreto de demissão do Governo após 29 de novembro, dia em que o documento deve ser aprovado em votação final global. Não é, porém, a solução que é defendida pelo PS. Quando falou com Marcelo para apresentar a demissão, Costa apresentou quatro nomes para possíveis sucessores: Mário Centeno, António Vitorino, Carlos César e Augusto Santos Silva.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Sucessão de Costa já começou: Pedro Nuno avança até segunda e Carneiro admite ir a jogo
Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro estão a preparar as suas candidaturas para a liderança do PS, apurou o Expresso. Já outros membros do governo, da ala mais próxima de António Costa — seja Mariana Vieira da Silva ou Fernando Medina –, ainda não manifestaram a mesma vontade. Segundo o mesmo jornal, no caso de Pedro Nuno Santos, este pode mesmo pôr-se no terreno até segunda-feira, dia em que também tem o seu comentário semanal na SIC Notícias.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Execução do PRR avança, mas os novos desembolsos ficam em risco
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) continuará em execução, independentemente da decisão que o Presidente da República tome. Assim, a abertura de concursos e o pagamento aos beneficiários têm condições para avançar em qualquer dos cenários. Todavia, os novos desembolsos ficam em risco. “A execução do PRR e dos fundos estruturais constituem atos de gestão corrente, que cabem nas competências limitadas de um Governo após ser demitido por decreto presidencial mas ainda em funções”, confirmou ao Jornal de Negócios fonte oficial do Palácio de Belém.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Parpública mantém propostas de assessores financeiros para privatização da TAP
Apesar da crise política que se instalou em Portugal esta semana, com a queda do Governo, a Parpública não parou o processo de escolha dos assessores financeiros e jurídicos para a privatização da TAP. Várias fontes disseram ao Jornal Económico que estão em avaliação as propostas que já tinham sido entregues, nomeadamente de alguns bancos de investimento, incluindo a Caixa BI, e das consultoras. Ou seja, até agora, a reprivatização da TAP não foi oficialmente suspensa.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso livre).
Fábrica de Penafiel que fazia casacos de luxo encerra e despede por email
A Guerreiros & Génios – Lda, uma fábrica de têxtil de Penafiel, fechou as portas e deixou 120 funcionárias no desemprego. Foi por e-mail que as trabalhadoras foram despedidas, na véspera do regresso ao trabalho após férias. Em resposta, protestaram esta quarta-feira na porta da fábrica exigindo o pagamento dos salários em atraso. Na comunicação enviada às trabalhadoras, à qual o Jornal de Notícias teve acesso, a empresa aponta que não tem condições para abrir as portas, devido à falta de trabalho, nem para pagar os salários relativos ao mês de outubro e os direitos das trabalhadoras.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Sucessão de Costa, Parpública e PRR
{{ noCommentsLabel }}