Hoje nas notícias: Lucros da CGD, Vítor Escária e sondagem

  • ECO
  • 10 Novembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Lucros da Caixa Geral de Depósitos crescem mais de 50% no terceiro trimestre. PS desliza nas intenções de voto. Envelopes com 78 mil euros encontrados no gabinete de Vítor Escária têm origem “ilícita”. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta sexta-feira.

Lucros da Caixa superam 920 milhões à boleia dos juros

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) terá registado no terceiro trimestre deste ano um resultado líquido superior a 920 milhões de euros, o que se traduz num crescimento superior a 50% face aos 608 milhões de euros verificados até junho, assegura o Jornal Económico. O aumento das taxas de juro continua a ser o principal catalisador dos resultados da banca, abrindo caminho para que o banco estatal obtenha um resultado líquido recorde em 2023, que poderá superar 1.000 milhões de euros.

Leia a notícia completa em Jorna Económico (acesso pago).

PS dá tombo com crise política, PSD não capitaliza

Se as eleições fossem hoje, os eleitores estariam na dúvida sobre em quem votar, com o número de inde­ci­sos a mais do que dupli­car face a outu­bro. É a conclusão da son­da­gem da Inter­cam­pus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negó­cios, feita poucas horas depois do anúncio do pedido de demissão do primeiro-ministro. Os resultados indicam que “os elei­to­res fugi­ram do PS para a inde­ci­são”, partido que registou uma queda supe­rior a sete pon­tos per­cen­tu­ais face ao baró­me­tro de outu­bro, des­cendo abaixo da fas­quia dos 20%. Já o PSD recuou nas intenções de voto (dos 25,7% para 21,8%) ape­sar de alar­gar de forma expres­siva a dis­tân­cia para o PS que ainda não tem líder, tendo agora 4 pon­tos per­cen­tu­ais de avanço.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Dinheiro apreendido a Vítor Escária tem “origem ilícita”, suspeita o MP

Os 78 mil euros apreendidos esta terça-feira no Palácio de São Bento, no gabinete de Vítor Escária, até esta semana chefe de gabinete de António Costa, são considerados pelos procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) de “proveniência ilícita”. Segundo o Expresso, o braço direito de Costa “quis e conseguiu ocultar” o dinheiro, com o objetivo de reintroduzi-lo “na economia legítima”, sabendo que o montante “decorria da prática de crime”.

Leia a notícia completa em Expresso (acesso pago).

Start Campus com dificuldade em levantar financiamento na banca

Os donos da empresa Start Campus já não conseguem levantar financiamento para o investimento de até 3,5 mil milhões no mega centro de dados em Sines devido à Operação Influencer. Segundo o Jornal Económico, os fundos britânico e norte-americano respetivamente, a DK Partners e a Pioneer Point, estavam a negociar financiamento com bancos e com alguns fundos de dívida para o mega investimento que previam fazer em Sines e até entraram em contacto com big techs para assegurar a assinatura de memorandos de entendimento. Com a investigação judicial em curso em Portugal, os clientes e o financiamento está em risco.

Leia a notícia completa em Jornal Económico (acesso pago).

Perícias confirmam que Salgado sofre de Alzheimer

As duas perícias neurológicas ao ex-banqueiro Ricardo Salgado realizada no âmbito do processo cível que corre no Tribunal de Cascais corroboram o diagnóstico de Alzheimer que já tinha sido feito pelo neurologista Joaquim Ferreira, médico particular de Salgado. Apesar de confirmar a doença, esta não significa obrigatoriamente que o antigo presidente do Grupo Espírito Santo esteja incapaz de ser julgado ou de testemunhar.

Leia a notícia completa em Expresso (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Lucros da CGD, Vítor Escária e sondagem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião