5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 14 Novembro 2023

Medina vai ao Parlamento ser ouvido a propósito do OE2024 e o PSD apresenta propostas de alteração ao documento. Tem início a greve dos médicos e a OCDE divulga dados sobre as taxas de desemprego.

Esta terça-feira as audições de ministros no âmbito do Orçamento de Estado 2024 continuam com Fernando Medina e Ana Mendes Godinho. O dia fica ainda marcado pela reunião dos ministros da Habitação da UE para discutir o setor e pelo arranque da greve de dois dias dos médicos convocada pela Federação Nacional dos Médicos.

Medina ouvido no Parlamento sobre Orçamento do Estado

Esta terça-feira finda o prazo para a entrega de propostas de alteração ao Orçamento de Estado 2024, dia em que Fernando Medina, ministro das Finanças, é ouvido no Parlamento no âmbito do Orçamento de Estado, assim como a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, também vai apresentar as propostas de alteração do seu partido ao OE.

INE divulga dados sobre atividade turística, custo do trabalho e bem-estar

O Instituto Nacional de Estatística divulga também dados sobre a atividade turística (setembro) e os índices de custo do trabalho (terceiro trimestre) e de bem-estar (2022). Em agosto o número de dormidas superou pela primeira vez os dez milhões, naquele que foi um crescimento de 1,4%.

OCDE divulga dados mensais sobre as taxas de desemprego

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga também dados mensais relativos às taxas de desemprego. No segundo trimestre de 2023, a taxa de emprego subiu para 72,4% em Portugal, atingindo máximos de 18 anos, tendo recordes idênticos sido atingidos por outros 19 países da OCDE.

Início da greve dos médicos

Tem início esta terça-feira a greve de dois dias dos médicos, convocada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Os profissionais exigem salários justos e condições de trabalho dignas para todos os médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o direito da população a um SNS acessível, universal e de qualidade.

Ministros da Habitação da UE reúnem-se para discutir o setor

Os ministros dos Estados-membros da União Europeia responsáveis pela pasta Habitação e pelo Desenvolvimento Urbano, reúnem-se esta terça-feira em Espanha para discutir os principais desafios que o setor enfrenta, centrando-se a discussão no acesso a uma habitação condigna e no desenvolvimento da Agenda Urbana para a UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião