BRANDS' ECO Fábrica de unicórnios impulsiona inovação a todo o vapor

  • BRANDS' ECO
  • 15 Novembro 2023

Programas de aceleração dirigidos a startups e scaleups destacam Lisboa como polo de atração para empreendedores locais e internacionais.

As portas da Fábrica de Unicórnios abriram-se esta semana a uma visita guiada promovida pela plataforma Lisboa Unicorn Capital, durante a edição 2023 da Web Summit. Simon Shaefer, da Factory Lisboa, e José Mota Leal, project manager do Hub do Beato, deram as boas vindas aos mais curiosos, seguindo-se um painel composto por Pedro Almeida (Armilar), Dulce Guarda (Splink) e Artem Kokhan (Bairro), no qual foi debatido o papel da cidade de Lisboa enquanto principal pólo de inovação do país e até da Europa.

Em declarações ao ECO, Dulce Guarda, da Splink, uma das oito startups da Unicorn Factory Lisboa, referiu que o “programa dá bastante visibilidade, mesmo em termos de scaleups, e contactos com experts na área, que é também muito interessante”.

É no Hub do Beato, um complexo de dezoito edifícios onde outrora funcionavam fábricas militares de produtos alimentares, que funciona agora a Fábrica de Unicórnios. Neste local, um dos espaços mais originais e inovadores de Lisboa, estão sedeados vários escritórios para startups, laboratórios e diversos pontos de coworking.

Além da visita guiada, um dos side-events da WebSummit mais concorridos foi a masterclass que decorreu na Sociedade de Geografia de Lisboa. Perante uma plateia de dezenas de pessoas, coube a António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, dar início à sessão, destacando que “o ecossistema empreendedor em Lisboa assistiu a uma verdadeira revolução nos últimos dez anos e que, neste momento, Portugal tem todas as oportunidades para cativar os investidores”.

Lourenço Gouveia Booth, project manager da Lisboa Unicorn Capital, definiu a capital portuguesa como “home of the believers”, salientando que se está a afirmar, cada vez mais, como uma das cidades mais inovadoras e mais competitivas do mundo.

Em entrevista ao ECO, Gil Azevedo, Diretor da Unicorn Factory e da Startup Lisboa, falou sobre a importância de iniciativas paralelas à Web Summit, como a visita à Fábrica de Unicórnios e a Masterclass, e sobre as expectativas para esta edição: “Permite, mais uma vez, às empresas portuguesas mostrarem-se ao mundo e também com que o mundo conheça Portugal. Acreditamos que o evento é uma porta muito grande para nos ligarmos a nível internacional a investidores, startups e talento e, por isso, vai ser com certeza uma semana muito bem sucedida”.

Gil Azevedo considera, também, que há cada vez mais interesse, por parte de investidores estrangeiros do mundo tecnológico, na cidade de Lisboa, e que é “muito interessante ver como procuram começar, ou seja, não é já só o crescer em Lisboa, mas também o começar em Lisboa, e isso dá-nos um enorme alento para esta fase que estamos a percorrer e para o nosso ecossistema”.

A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas, arrancou esta segunda-feira e decorre até ao próximo dia 16, com 2600 startups, o maior número de sempre. Ao todo, estarão representados 160 países.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fábrica de unicórnios impulsiona inovação a todo o vapor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião