Altice France vende 70% do negócio dos centros de dados por 534,8 milhões de euros
A operadora vai vender a posição maioritária ao Morgan Stanley. A transação acontece numa altura em que Drahi tem estado sob pressão para reduzir a dívida do grupo, na sequência da Operação Picoas.
A Altice France vai vender a sua posição maioritária, de 70%, no negócio dos centros de dados ao Morgan Stanley Infrastructure por 534,8 milhões de euros com o objetivo de lançar a UltraEdge, o maior centro de dados independente do país, em parceria com aquele investidor norte-americano, anunciou esta terça-feira a operadora francesa. O negócio deverá ficar concluído no primeiro semestre de 2024.
A transação acontece numa altura em que Patrick Drahi, o multimilionário que controla a Altice, tem estado sob pressão para reduzir o passivo do grupo internacional, perante a subida das taxas de juro e da aproximação de prazos de vencimento em 2025 e 2026, mas também por causa das buscas em Portugal relacionadas com a Operação Picoas e que conduziram à detenção, para interrogatório, do seu parceiro de negócios e cofundador da Altice, Armando Pereira.
O negócio inclui a venda de 257 centros de dados e espaços de escritórios, atualmente ocupados pela SFR, e que serão transferidos para a nova empresa, a UltraEdge, que será controlada pela Morgan Stanley Infrastructures Partners. No total, incluindo dívida, a avaliação da UltraEdge será de 764 milhões de euros, indicou a operadora francesa.
“A UltraEdge será o primeiro operador de centro de dados independente em França”, refere a operadora de telecomunicações. Além disso, a SFR irá celebrar um acordo com a UltraEdge que deverá gerar “175 milhões de euros de receitas adicionais para a SFR nos próximos sete anos”, de acordo com a mesma nota.
A empresa anunciou ainda que a venda — ainda sujeita à aprovação das entidades reguladoras, deverá ocorrer na primeira metade do ano que vem — faz parte de uma “estratégia contínua para melhorar o balanço patrimonial da empresa, frisou a companhia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Altice France vende 70% do negócio dos centros de dados por 534,8 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}