AXA e Allianz entre as marcas mais valiosas do mundo

Falta de mentalidade de crescimento, liderança conservadora e previsões incertas são pontos apontados pela Interbrand para desaceleração do crescimento das marcas.

A Allianz é, pelo quinto ano consecutivo, a marca mais valiosa do mundo entre as seguradoras, ultrapassando pela primeira vez o valor de 20.85 mil milhões de dólares. A seguradora subiu 3 posições em relação a 2022, passando a ocupar a 31.ª posição no ranking Best Global Brand (‘Melhores Marcas globais’) elaborado anualmente pela consultoria Interbrand e divulgado esta segunda-feira.

Das 100 empresas listadas pela consultora, duas são seguradoras. A segunda maior seguradora e última a constar na lista é a gigante francesa AXA, ocupando o 44.º lugar. Aumentou o seu valor em 4% para 16.401 mil milhões de dólares.

Bernd Heinemann, Group Strategy, Marketing and Distribution Officer na Allianz SE afirma que “ser a seguradora número 1 é apenas o início. Allianz olha para além da indústria seguradora e aspira a competir com todas as marcas mais valiosas do mundo. Nesta liga, todos os jogadores têm uma coisa em comum: um entendimento profundo do valor que as suas marcas trazem para o seu negócio”.

A falta de mentalidade de crescimento, liderança conservadora e previsões incertas são os motivos apontados pela consultora como motivos por detrás da desaceleração do crescimento (de 16% para 5,7%) de todas as marcas do top 100. No entanto, a Allianz foi uma das marcas com o crescimento mais rápido no último ano, crescendo cerca de 12% face ao valor de 2022, contrariando assim tendência da desaceleração do crescimento da generalidade das marcas presentes no ranking.

“Depois de alguns anos de forte crescimento da marca, entramos num período de estagnação, com a tabela deste ano a mostrar um crescimento moderado no valor global das maiores marcas do mundo” confessa Gonzalo Brujó, CEO Global da Interbrand.

“Mais de duas décadas de análise mostram que as empresas que respondem a um conjunto mais diversificado de necessidades dos clientes, muitas vezes de vários setores, continuam a dominar o topo da tabela – representando quase 50% do valor total. Com base nos dados, essas empresas que operam em vários setores verticais diferentes são mais estáveis, alcançam maior crescimento de faturação, permanecem mais lucrativas e se beneficiam de um maior crescimento do valor da marca. Para estas empresas, o foco na marca e não no produto desempenha um papel mais importante na condução das escolhas (+12% vs média), o que significa que podem responder a mais necessidades dos clientes, dentro e entre categorias”, acrescenta o presidente.

Segundo este ranking, a Apple é marca mais valiosa do mundo atingindo o valor de 502 mil milhões de dólares, seguindo-se Microsoft, Amazon, Google, Samsung, Toyota, Mercedes, Coca Cola, Nike e BMW, esta a valer 51 mil milhões de dólares. A vizinhança da Allianz é a Accenture e Hyundai enquanto Zara e Audi estão posicionadas antes e após a AXA.

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