Comissão Técnica apresenta relatório sobre novo aeroporto de Lisboa a 5 de dezembro

O documento com a avaliação da Comissão Técnica Independente às nove opções para o reforço da capacidade aeroportuária será conhecido dentro de duas semanas. Segue-se um mês de consulta pública.

A Comissão Técnica Independente (CTI) vai apresentar o relatório com a avaliação das opções para o novo aeroporto no dia 5 de dezembro. Segue-se um período de consulta pública de 30 dias, após o qual será elaborado o documento final, já em 2024.

A apresentação do “relatório de análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” acontecerá na 3º Conferência da CTI, que se realiza às 15h no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

O documento trará já uma avaliação das nove opções estratégicas para o novo aeroporto que foram definidas: Portela + Montijo, Montijo + Portela, Campo de Tiro de Alcochete, Portela + Campo de Tiro de Alcochete, Santarém, Portela + Santarém, Vendas Novas, Portela + Vendas Novas e Rio Frio + Poceirão.

O documento não irá apresentar um ranking global das melhores opções de localização para a infraestrutura, como já afirmou a coordenadora da Comissão, Rosário Partidário. Vai, no entanto, apontar quais as que melhor respondem aos diferentes fatores críticos de decisão, em função das oportunidades e riscos de apresentam. Ou seja, será possível inferir quais as melhores e piores soluções para o novo aeroporto em cada um daqueles fatores, como avançou o ECO.

A Comissão definiu cinco fatores críticos de avaliação, após um processo de consulta pública: segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; investimento público e modelo de financiamento. Cada um destes fatores tem depois vários critérios de avaliação, que por sua vez incluem uma diversidade de métricas.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública durante 30 dias úteis. “Findo esse prazo, a CTI – avaliando a racionalidade, o mérito, a oportunidade e a pertinência técnica de cada um desses contributos, à luz dos Fatores Críticos para a Decisão – elaborará então o relatório final dando por concluído o mandato que lhe foi conferido”, afirma a Comissão responsável pela Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Técnica apresenta relatório sobre novo aeroporto de Lisboa a 5 de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião