Região de Leiria investe 6,5 milhões na “vanguarda da inovação e mobilidade sustentável”
A criação de uma plataforma global de mobilidade, a introdução de transportes públicos verdes e o estabelecimento do “Leiria Innovation Hub” são estas algumas das ações deste projeto.
“Ressalta a urgência de abordar o problema crítico da utilização excessiva do veículo particular na área urbana de Leiria. Esta iniciativa [Sistema de Mobilidade da Região de Leiria/Ourém] não só enfrentará esse desafio diretamente, mas também servirá como um exemplo para outras regiões enfrentando problemas semelhantes,” começa por afirmar o autarca de Leiria, Gonçalo Lopes. O modelo poderá ser replicável noutras áreas do país.
Num investimento de 6,5 milhões de euros, este projeto aposta na sustentabilidade ambiental e na melhoria da qualidade de vida urbana, assim como no desenvolvimento económico, “colocando Leiria na vanguarda da inovação e mobilidade sustentável“, avança a Comunidade intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), um dos promotores deste projeto.
O projeto visa enfrentar o desafio da utilização excessiva de automóveis na região, promovendo uma transformação na mobilidade urbana para atingir metas ambiciosas de redução de emissões de carbono.
Além da CIMRL, participam também os municípios de Leiria, Ourém, Marinha Grande, Pombal, Batalha e Porto de Mós. Também fazem parte desta iniciativa as associações empresariais de Leiria (NERLEI) e Ourém (ACISO), assim como representantes dos ensinos profissional e superior politécnico da região.
“O projeto visa enfrentar o desafio da utilização excessiva de automóveis na região, promovendo uma transformação na mobilidade urbana para atingir metas ambiciosas de redução de emissões de carbono”, resume esta comunidade intermunicipal. Entre os objetivos estratégicos estão a redução significativa de emissões e o estímulo à inovação e empreendedorismo na área de mobilidade sustentável.
“A mobilidade para o trabalho e as deslocações das comunidades educativas são um dos motes principais da candidatura a submeter ao Programa Regional do Centro – Centro2030″, adianta a comunidade intermunicipal. A CIMRL vai, assim, submeter uma candidatura ao aviso “Redes Urbanas” do Programas Regionais Norte2030, Centro2030, Lisboa2030, Alentejo2030 e Algarve2030 – Pré-qualificação, e o consórcio regional de Leiria, com a participação do município de Ourém e de diversas entidades empresariais, científicas e do ensino profissional da região.
Numa primeira fase do projeto, a equipa vai realizar estudos sobre padrões de mobilidade assim como desenvolver uma plataforma global de mobilidade e apostar em transportes públicos verdes. A par destas ações estão ainda programados o estabelecimento do “Leiria Innovation Hub” e alterações regulamentares para incentivar o uso de meios de transporte sustentáveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Região de Leiria investe 6,5 milhões na “vanguarda da inovação e mobilidade sustentável”
{{ noCommentsLabel }}