Mota-Engil lança novo empréstimo obrigacionista de 50 a 60 milhões junto de investidores institucionais
A colocar junto de investidores institucionais, obrigações 2023-2028 visam financiar a atividade corrente e expansão internacional, diversificar fontes de financiamento e alongar maturidade da dívida.
A Mota-Engil anunciou esta segunda-feira o lançamento de uma nova oferta de subscrição de obrigações com um valor nominal unitário de mil euros, num montante global mínimo de 50 milhões e máximo de 60 milhões de euros, a colocar junto de investidores institucionais.
O novo empréstimo “Obrigações Ligadas a Sustentabilidade Mota-Engil 2023-2028” servirá para “financiar a sua atividade corrente e expansão internacional, bem como para prosseguir a sua estratégia de diversificação das fontes de financiamento e alongamento da maturidade da sua dívida, de forma a melhor alinhá-la com a geração de cash flow”.
Em comunicado enviado esta madrugada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo de construção liderado por Carlos Mota Santos informa que a oferta decorrerá entre 27 de novembro e 4 de dezembro, e que o Haitong Bank vai atuar como coordenador global e intermediário financeiro nesta transação.
A subscrição das Obrigações Mota-Engil 2028 poderá ser realizada em numerário
pelo seu valor nominal ou em espécie, através da troca das obrigações 2019/2024, com valor nominal de 250 euros emitidas em 30 de outubro de 2019 – reembolso de capital em 30 de outubro de 2024 e taxa de juro fixa bruta de 4,375% ao ano –; e/ou das “Obrigações Ligadas a Sustentabilidade Mota-Engil 2021-2026”, com valor unitário de 500 euros emitidas a 2 de dezembro de 2021 (reembolso a 2 de dezembro de 2026 e taxa de 4,25%).
“Assim, a subscrição das Obrigações Mota-Engil 2028 por troca de obrigações existentes dará ao respetivo titular o direito a receber uma Obrigação Mota-Engil 2028 por (i) quatro obrigações Mota-Engil 2024 ou (ii) duas obrigações Mota-Engil 2026, consoante o caso, desde que as ordens de subscrição em espécie tenham sido validamente registadas”, acrescenta na mesma nota.
A atribuição de Obrigações Mota-Engil 2028 será efetuada pela seguinte ordem de satisfação das ordens de subscrição em numerário, no que respeita às Obrigações Mota-Engil 2028, e/ou em espécie, no que respeita às obrigações existentes validamente aceites para troca:
- Atribuição de Obrigações Mota-Engil 2028 a todos os investidores qualificados que tenham validamente subscrito as Obrigações Mota-Engil 2028 em numerário;
- Atribuição de Obrigações Mota-Engil 2028 aos investidores qualificados que tenham subscrito Obrigações Mota-Engil 2028 mediante a entrega de Obrigações Mota-Engil 2024;
- Atribuição das Obrigações Mota-Engil 2028 aos Investidores Qualificados que tenham subscrito Obrigações Mota-Engil 2028 mediante a entrega de Obrigações Mota-Engil 2026.
Nos primeiros nove meses deste ano, a construtora registou um volume de negócios superior a quatro mil milhões de euros e lucros de 51 milhões de euros. Em ambos os casos, mais do que em todo o ano de 2022, segundo revelou há duas semanas num trading update submetido à CMVM. No ano passado, a faturação tinha ficado abaixo dos três mil milhões.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mota-Engil lança novo empréstimo obrigacionista de 50 a 60 milhões junto de investidores institucionais
{{ noCommentsLabel }}