A Bundesliga, em contato com cinco fundos de investimento para comercializar os seus direitos audiovisuais

  • Servimedia
  • 29 Novembro 2023

A organização de clubes alemães imita o modelo pioneiro da LaLiga com CVC.

A Deutsche Fussball-Liga (DFL), a homóloga da LaLiga na Alemanha, reuniu-se com cinco fundos de investimento com o objetivo de organizar um leilão reverso para acordar a compra de direitos audiovisuais da Bundesliga.

Segundo publicado pela agência de notícias Reuters, o investimento estimado pela DFL situa-se entre 900 e 1000 milhões de euros, uma injeção que seria efetuada ao longo de várias temporadas, e da qual os 36 clubes que fazem parte da organização já foram informados por meio de uma carta.

De acordo com a carta, os clubes puderam saber que Advent, Blackstone, Bridgepoint, CVC e EQT foram os candidatos escolhidos pela DFL para realizar este projeto de investimento. Além disso, a carta indica que o fundo escolhido adquiriria no máximo 8% de uma sociedade criada ‘ad-hoc’ para gerir os direitos televisivos, publicitários e digitais da Bundesliga pelos próximos 20 anos.

Dessa forma, a DFL realizará sua terceira tentativa dentro da organização de aprovar um projeto dessa magnitude, uma vez que o anterior, votado em maio, foi rejeitado pelos clubes. Nesse sentido, a DFL ressalta que essa iniciativa seria lançada para “assegurar a posição competitiva desportiva e económica das ligas federais”.

Essa fórmula, embora com outros termos, segue o caminho pioneiro traçado pela LaLiga há três anos, quando anunciou sua parceria com o fundo CVC, pelo qual o fundo investiu quase 2 bilhões de euros no projeto LaLiga Impulso para modernizar os clubes espanhóis em várias áreas, como infraestrutura, digitalização, marketing, pagamento de dívidas existentes e inscrição de jogadores.

Algo que também foi adotado pela LFP francesa na semana passada, com a assinatura de um acordo também com a CVC, que envolve a entrada de 1,5 bilhão de euros para a exploração dos direitos audiovisuais da liga francesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Bundesliga, em contato com cinco fundos de investimento para comercializar os seus direitos audiovisuais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião