A Fundação Jiménez Díaz é o hospital mais eficiente da CAM na gestão das suas listas de espera, de acordo com o Monitor da ‘Planta Doce’

  • Servimedia
  • 29 Novembro 2023

Nos hospitais altamente complexos da Comunidade de Madrid, cada hospital atende em média 26,2 pessoas por paciente que está em espera, seja para uma cirurgia ou para uma consulta externa.

Muito acima da média, a Fundação Jiménez Díaz alcançou uma taxa de 157,5 pessoas atendidas para cada uma em espera, o que torna este centro madrileno o mais eficiente na hora de resolver suas listas de espera.

O ‘Monitor do Sistema Hospitalar da Comunidade de Madrid’ é uma série de análises que estudam a eficiência económica e operacional dessas instalações chave na saúde espanhola. A partir de dados públicos dos hospitais, são analisados aspetos como gastos, satisfação dos pacientes, avanços na digitalização, livre escolha do centro ou, neste caso, eficiência na gestão das listas de espera dos hospitais de referência da região.

O Serviço de Saúde de Madrid cobre 6,8 milhões de pessoas, às quais se somam outros dois milhões que visitam a região anualmente para fazer turismo. Segundo dados retirados dos relatórios dos centros madrilenos, durante o último ano com números disponíveis, foram realizadas nos hospitais de alta complexidade da região um total de 7,1 milhões de consultas externas e 340.908 cirurgias. Desses, a Fundação Jiménez Díaz realizou um total de 1,2 milhões de consultas e 46.587 cirurgias; enquanto acumulou 3.617 pessoas em lista de espera para consultas externas e 4.366 para cirurgias.

Com esses números, o Hospital Universitário Fundação Jiménez Díaz foi o mais eficiente na hora de resolver suas listas de espera. Ou seja, apesar de ser o hospital com o maior número de consultas e intervenções realizadas (um total de 1,26 milhões), também foi o que acumulou a menor lista de espera (apenas 7.983 pacientes).

Na sequência ficaram o Hospital Universitário Gregorio Marañón, que apresentou uma taxa de 29,7 pessoas atendidas para cada uma na lista de espera, e o Hospital Clínico San Carlos, com uma taxa de 23,9 pacientes atendidos para cada um na lista de espera.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A Fundação Jiménez Díaz é o hospital mais eficiente da CAM na gestão das suas listas de espera, de acordo com o Monitor da ‘Planta Doce’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião