Prestação da casa sobe até 106 euros em dezembro. É o menor aumento em mais de um ano

Embora as taxas Euribor estejam em tendência decrescente, a prestação da casa vai sofrer novo aumento no próximo mês. Subidas superam 100 euros num empréstimo de 150 mil euros a 30 anos.

Com as médias mensais das taxas Euribor em queda, ainda não é desta que as famílias vão sentir uma redução da prestação da casa. Para o próximo mês está previsto um novo agravamento da mensalidade do empréstimo à habitação, que pode ir aos 106 euros nos contratos que forem revistos, de acordo com os cálculos do ECO. Trata-se, ainda assim, do menor aumento em mais de um ano.

A prestação da casa que paga ao banco reflete o comportamento das Euribor, que são determinadas por um conjunto de bancos da Zona Euro. Tanto a taxa a seis meses como a 12 meses vão registar uma queda mensal em novembro, como aqui já demos conta. Isto resulta, sobretudo, das expectativas do mercado em relação às taxas diretoras do Banco Central Europeu (BCE). Depois de dez aumentos seguidos para domar a inflação, o BCE fez uma pausa em outubro. E agora perspetiva-se que os juros possam aliviar no próximo ano. A última reunião do banco central deste ano tem lugar daqui a duas semanas.

Isto são boas notícias para quem está a pagar o crédito da casa, depois de meses a fio em que a prestação agravou-se a cada atualização. E embora a mensalidade volte a agravar-se no próximo mês (faça a sua simulação com a calculadora que disponibilizamos no final deste artigo), será o menor aumento em mais de um ano, mais concretamente, desde junho de 2022. Esta tendência irá prosseguir nos próximos meses até que, em determinado momento, se registará a primeira queda da mensalidade da casa em muito tempo.

Em relação a dezembro, este é o cenário com que as famílias podem contar utilizando como exemplo o mesmo empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e um spread de 1%:

  • Euribor a três meses: a prestação que vai pagar nos próximos três meses irá subir para cerca de 802,7 euros, mais 17 euros (+2,2%) relativamente à prestação que pagava desde setembro;
  • Euribor a seis meses: a prestação que vai pagar nos próximos seis meses rondará os 811 euros, um aumento de cerca de 34,96 euros (+4,5%) em relação à prestação que pagava desde junho;
  • Euribor a 12 meses: a prestação que vai pagar nos próximos 12 meses irá subir para 807,7 euros, mais 106,4 euros (+15,2%) face à prestação que pagou no último ano.

O impacto da subida das Euribor no aumento da prestação da casa será tanto maior ou menor consoante o valor do capital que ainda está em dívida. Para o ajudar a calcular a prestação do seu crédito à habitação, o ECO preparou um simulador. Faça as contas para o seu caso e caso o seu contrato seja revisto em agora, saiba quando irá pagar a mais.

Tenho um crédito à habitação no valor de euros, contratualizado por um prazo de anos, indexado à Euribor a 12 meses (que há um ano estava nos % ), com um spread de %. A prestação da casa que pago atualmente é de 308 euros, mas caso a Euribor a 12 meses passe para %, a prestação passa para 432 euros. (Mude os campos sublinhados para descobrir os números mais próximos da sua previsão.)

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o artigo no browser.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prestação da casa sobe até 106 euros em dezembro. É o menor aumento em mais de um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião