5 coisas que vão marcar o dia

Banco de Portugal divulga dados sobre taxas de juro e montantes de novos empréstimos e o INE publica volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante. Amorim realiza AG extraordinária.

No dia em que o INE publica o volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante, também o Banco de Portugal divulga dados sobre a dívida pública e as taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos. Esta segunda-feira também será marcada pela continuação do julgamento do caso EDP, assim como pela assembleia geral extraordinária da Corticeira Amorim.

Banco de Portugal divulga taxas de juro e montantes de novos empréstimos

O Banco de Portugal divulga, esta segunda-feira, os indicadores da dívida pública, assim como dados sobre as taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos. Em setembro, a dívida pública, na ótica de Maastricht, diminuiu 0,5 mil milhões de euros, para 279,9 mil milhões de euros. Esta descida refletiu o decréscimo dos títulos de dívida (-0,9 mil milhões de euros), sobretudo de curto prazo. Já a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou 0,37 pontos percentuais, para 2,29%, em setembro, de acordo com o banco central.

INE revela volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica, esta segunda-feira, as “estatísticas do comércio – Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) referentes a 2022. No ano anterior existiam em Portugal 3.650 estabelecimentos classificados como UCDR, menos 0,3% face 2020, tendo o pessoal ao serviço nestas unidades (121,6 mil trabalhadores) aumentado 2,7% e o número de transações (904,4 milhões) subido 5,6%. O volume de negócios das Unidades Comerciais de Dimensão Relevante (UCDR) aumentou 5% em 2021, para 20.100 milhões de euros, após ter recuado 4,4% em 2020.

Assembleia geral extraordinária da Corticeira Amorim

Decorre esta segunda-feira uma assembleia geral extraordinária da Corticeira Amorim para deliberar sobre “o balanço intercalar individual da sociedade, reportado a 30 de setembro de 2023”, assim como sobre a distribuição de “reservas distribuíveis”, no montante de 11,9 milhões de euros, equivalente ao valor bruto de nove cêntimos por ação.

Tribunal Contas Europeu divulga relatório sobre adjudicação de contratos públicos

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) divulga esta segunda-feira um relatório especial sobre a adjudicação de contratos públicos pelas administrações centrais e locais. Em causa estão dois biliões de euros (cerca de 14% do PIB) de verbas públicas em jogo cada ano em contratos relativos a obras, bens e serviços celebrados com vários empreiteiros e fornecedores. A instituição liderada por Tony Murphy tenta responder à questão: “Como disputam as empresas os concursos nos 27 Estados-membros?”. O tribunal avaliou o nível de concorrência existente na contratação pública no mercado único da UE ao longo de dez anos, assim como as medidas tomadas pela Comissão e pelos Estados-membros para detetarem e eliminarem os obstáculos à concorrência. Através desta auditoria, o TCE pretende dar informações sobre esta matéria cinco anos após o final do prazo de transposição, para o direito nacional, das diretivas relativas à contratação pública.

Prossegue julgamento do caso EDP

Prossegue esta segunda-feira o julgamento do caso EDP que tem como arguidos o antigo ministro da Economia Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado. O antigo ministro da Economia está em prisão domiciliária desde dezembro de 2021 e responde, em julgamento, por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal. A mulher Alexandra Pinho está a ser julgada por um crime de branqueamento e outro de fraude fiscal – em coautoria material com o marido -, enquanto o antigo presidente do BES responde por corrupção ativa para ato ilícito, corrupção ativa e branqueamento de capitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião