Famosa celebra o 55º aniversário da Nancy com uma exposição no Museu do Traje e um documentário sobre a sua história

  • Servimedia
  • 4 Dezembro 2023

Famosa celebra o 55º aniversário da Nancy com uma exposição no Museu do Traje, onde é percorrida a história dessa boneca icônica desde o seu nascimento em 1968, e um documentário sobre sua história.

“Nancy foi uma revolução desde o seu lançamento, foi tão bem recebida que foram vendidas 10 milhões de unidades nos seus primeiros dez anos de vida. Foi a marca que democratizou as bonecas, que até então eram um luxo ao alcance de poucos. Nancy tornou-se uma companheira de brincadeiras, a ‘irmã mais velha’ que todas as meninas desejavam ter. Embora a Nancy já tenha completado 55 anos, ela continua mais jovem do que nunca e é uma marca capaz de continuar crescendo e surpreendendo com novos lançamentos nos quais a Famosa trabalha constantemente”, afirmou Irene Sotillo, Diretora de Marketing da Famosa na Ibéria.

Para comemorar esse evento, o Museu do Traje, Centro de Pesquisa do Património Etnológico, presta homenagem a essa boneca com uma exposição temporária que estará aberta ao público até o próximo dia 7 de janeiro.

Através da atividade “Modelo do Mês”, será possível conhecer uma seleção de Nancys, dentre as mais de 100 que fazem parte da coleção do museu, que permitem percorrer a evolução dessa boneca emblemática desde seu nascimento em 1968 até os dias atuais.

Dentro dessa seleção estão a Nancy Safari, de 1973, com um vestido composto por duas peças em tecido Chambray e cinto; a Nancy Japonesa, de 1974, que veste um quimono tradicional asiático na cor azul; a Nancy Nostalgia, de 1977, com um vestido estampado floral em azul rematado com renda franzida em creme e um grande chapéu azul com adereços de tule; a Nancy Colombina (1983-1986), com um vestido branco com gola e punhos em renda preta e dourada e uma touca com formato de cone e franjas; e a Nancy Chapeuzinho Vermelho (1985), vestida com um conjunto composto por uma saia verde e fita de passamanaria vermelha, blusa e colete vermelhos com dois laços brancos, que vem acompanhada da avó e do lobo em marionete.

Também estão presentes a Nancy Star (1987-1989), com meias douradas, um colete sem mangas também dourado, cinto com flores costuradas, e com uma pulseira e uma polaina em um braço e uma perna; a Nancy Fantasia (1988), que “com calor, seu cabelo muda de cor”, e um vestido de manga curta com corpo rosa e estampados em fio dourado, gola e minissaia douradas; a Nancy Te Habla (1980), uma boneca mecânica que fala através de pequenos discos colocados nas suas costas; a Nancy Colección 45 aniversario, uma reedição da boneca do Grande Baile de 1975; a Nancy by Agatha Ruiz de la Prada (2013), com um design exclusivo da estilista em veludo vermelho com detalhes dourados e capuz integral; e a Nancy Colección 50 Aniversario Edición Swarovski (2018), uma boneca exclusiva para a qual a marca de produtos de cristal lapidado Swarovski colaborou.

Além disso, estão presentes a Nancy Colección 55 Aniversario (2023), que veste um vestido de gala preto tomara que caia com tule de lantejoulas e uma base de seda em tom nude, e como complementos uma pulseira de pedraria e um colar preto combinando; e a Nancy Colección 55 Aniversario Gold (2023), uma edição especial exclusiva com um longo vestido bordado em ouro sobre uma base champagne com uma estola branca, pulseira e colar de pedraria e cabelo longo castanho penteado em ondas, da qual serão vendidas apenas 500 unidades, sendo uma das mais especiais da história dessa boneca.

Helena López de Hierro, diretora do Museu do Traje, explicou que “nesta exposição nos deixamos levar pela ilusão e, graças também à colaboração da Famosa, pudemos mostrar não apenas uma, mas treze bonecas. Não foi fácil escolhê-las, já que o museu possui mais de cem exemplares da Nancy, mas essa seleção cumpre perfeitamente o objetivo desta exposição, que é celebrar a Nancy, que completa 55 anos e continua tão dinâmica e divertida como sempre”.

Além disso, nos domingos 3, 10 e 17 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024, a curadora da exposição, Ana García, oferecerá palestras das 12h30 às 13h00 em frente à montra onde as bonecas estão expostas, comentando a exposição e a coleção de Nancys do Museu para o público em geral.

DOCUMENTÁRIO

A Famosa também apresentou um documentário que repassa a história dessa boneca através das edições da Nancy Colección, as bonecas mais especiais da marca. Esse documentário conta a história desde que Agustín Juan Alexander, mais conhecido como Tino Juan, designer de brinquedos e “pai” da Nancy, idealizou o projeto de uma boneca de plástico mais moderna e adaptada aos tempos daquela época, criando uma boneca com corpo articulado de 42 centímetros e cabelos longos.

Uma das características marcantes da Nancy são seus diversos acessórios e amplo guarda-roupa, principalmente desenhados por Dora Payá, que também participa desse documentário fornecendo detalhes sobre a evolução do vestuário dessa boneca ao longo dos anos, o que é, por si só, uma retrospetiva da história da moda espanhola.

Durante os 9 minutos de duração do documentário, é retratado como a Nancy tem acompanhado crianças e pais durante os grandes momentos históricos, e como, apesar de seus 55 anos, ela desfruta de uma eterna juventude e uma capacidade ilimitada de se renovar e se adaptar às tendências e gostos das crianças de cada geração.

Nancy é a marca mais icónica da Famosa. Ao longo de seus 55 anos de história, ela tem evoluído para incorporar as mudanças sociais “e ajudar as crianças a integrá-las e desenvolver sua criatividade e imaginação. Nancy é a melhor amiga de meninos e meninas e tem evoluído para incorporar a realidade que nos rodeia ao jogo”, afirmou a empresa.

Entre os lançamentos mais recentes de Nancy, destaca-se “Nancy, um dia com a Seleção Espanhola”, lançado em junho de 2023, que se tornou a primeira boneca a vestir o uniforme oficial da Seleção Espanhola de Futebol Feminino para apoiar a equipa no Campeonato do Mundo feminino, na qual a Seleção Espanhola se sagrou campeã do mundo. Sob o lema #TodasJugamos, a empresa procurava com esse lançamento promover nos meninos os valores de igualdade de género no desporto através do jogo, e contribuir para ter mais referências femininas num desporto onde as mulheres ainda não tinham o reconhecimento merecido. Além disso, este ano também foi lançada a Nancy ‘Um Dia Sendo Aitana’, uma nova edição especial que é a primeira a representar uma artista. Assim, a cantora Aitana é a primeira celebridade mundial com sua própria Nancy, sendo já o produto estrela deste Natal. Outros grandes sucessos da marca nesse sentido são ‘Nancy, um dia de máscara’, que ajudou as crianças durante a pandemia a incorporar essa nova realidade e normalizar o uso da máscara, ou ‘Nancy, um dia Youtuber’ que reflete o auge dessa rede social entre os pequenos”, concluiu.

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