Media

SIC lidera audiências em novembro por 6 décimas. TVI segura prime time

Carla Borges Ferreira,

A TVI segurou, por uma décima, a liderança do prime time em novembro. O total dia é ganho pela SIC, por seis décimas. SIC Notícias encurta distância para a CNN, que mantém liderança na informação.

 

A SIC e a TVI fecharam a média do mês de novembro separadas por seis décimas. O canal da Impresa reforçou ligeiramente liderança, com um share de 14,9%, mais seis décimas do que a TVI, que fechou o mês com 14,3%. Ao contrário da SIC e da TVI, que viram o seu share diminuir em relação a outubro, a RTP1 cresceu 1,2 pontos percentuais (pp), situando-se agora nos 12,4%.

Em termos absolutos, a SIC foi acompanhada em média por 307,4 mil espectadores, a TVI por 294,7 mil e a RTP1 por 256,3 mil pessoas. O total cabo, cuja audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, relembra a Dentsu/Carat, que elabora mensalmente este ranking para o +M/ECO, foi visto em média por 899,2 mil telespectadores, um crescimento de quase 50 mil pessoas.

No ranking dos canais mais visto do cabo a liderança volta a ser da CMTV, que reforçou em 1,1 pp o seu share. O canal da Cofina Media situou-se em outubro nos 6,7% de share e obteve uma audiência média de 137,9 telespectadores, mais 24,1 mil do que em outubro.

Entre os canais de informação a liderança continua com a CNN Portugal, com um share de 2,9%, mais cinco décimas do que a SIC Notícias, que um mês após o relançamento encurtou em quatro décimas a distância para o canal da Media Capital.

Hollywood, Fox e Fox Movies são os canais de ficção mais vistos do último mês e encerram o top dos 10 canais com maior audiência do país.

Analisando por faixas horárias, destaque para a TVI, que segura a liderança no período nobre, entre as 20h e a meia-noite, mantendo-se depois como o canal mais visto durante toda a madrugada. A RTP1 lidera, como é hábito, entre as 7h30 e as 12h, passando a primeira posição nas faixas entre as 12h e as 18h para SIC. Entre as 18h e as 20h há mudança de líder, com a RTP1 a conquistar esta posição à SIC.

No ranking dos 15 programas mais vistos a TVI ocupa seis posições, a RTP1 cinco e e SIC quatro. No cabo, os 15 programas mais com maior audiência são da CMTV.

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.