Google lança o Gemini, o rival do ChatGPT

O Gemini é o mais recente modelo de inteligência artificial generativa da Google. O novo modelo será lançado por fases, estando a versão mais avançada disponível só no início de 2024.

A Google lançou o seu mais recente modelo de inteligência artificial generativa, o Gemini. Segundo o Business Insider, o novo modelo será lançado por fases, estando a versão mais avançada disponível só no início de 2024. Denominada como a “mais flexível”, esta ferramenta foi a forma encontrada pela tecnológica para rivalizar com a OpenAI.

O Gemini vai ter três diferentes versões que estarão disponíveis por fases – Ultra, Pro e Nano. A tecnológica já começou a dar acesso aos utilizadores à versão Pro através do seu chatbot Bard, o rival do ChatGPT da OpenAI. Nos próximos dias estará disponível para os clientes Cloud.

Já o modelo maior e “tecnicamente mais avançado”, o Ultra, ainda está a ser testado pela empresa, não sendo lançado até ao início do próximo ano. Por fim, a versão Nano foi concebida para dispositivos móveis, sendo integrada nos mais recentes telemóveis Pixel da Google.

Mas as novidades não ficam por aqui. A Google planeia ainda lançar os seus produtos mais populares com o Gemini ao longo dos próximos tempos. Já em 2024 irá lançar o Gemini Ultra para uma nova versão do Bard, o Bard Advance.

Maior”, “mais capaz” e “mais geral” é a forma como a Google caracteriza o seu sistema de Inteligência Artificial. Entre as funcionalidades do Gemini está a análise de informações de imagens e áudio e a capacidade de raciocínio e “planeamento”.

O Gemini estará disponível em inglês e em mais de 170 territórios, incluindo os Estados Unidos, a Ásia e África. A Europa ficará para já fora do radar deste modelo, uma vez que a empresa aponta “obstáculos regulamentares”.

Segundo refere o Financial Times, o Gemini poderá resolver os problemas económicos da Google, uma vez que irá reduzir consideravelmente os custos de funcionamento.

Na rede social X, Sunder Pichai, CEO da Google, sublinhou que este é o modelo mais “capaz” e que será o “primeiro passo” na era Gemini.

A Google avançou que o Gemini obteve uma pontuação superior a 90% em referência com o “padrão da indústria”, sendo o primeiro modelo de Inteligência Artificial a superar os humanos em determinadas tarefas, “ultrapassando o modelo GPT4 da OpenAI em vários testes”.

Esta nova ferramenta da Google surge depois de várias empresas terem dado os primeiros passos na Inteligência Artificial generativa, como a OpenAi e a Meta.

(Notícia atualizada às 20h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google lança o Gemini, o rival do ChatGPT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião