Marcelo diz que não sabia de “diligências” no ministério da saúde

  • ECO e Lusa
  • 7 Dezembro 2023

Minutos antes de decretar a demissão do Governo, o Presidente da República publicou uma nota a reafirmar que não sabia de "quaisquer diligências junto do Ministério da Saúde no caso das gémeas".

Pela segunda vez esta semana, o Presidente da República sentiu necessidade de esclarecer o seu papel no caso das gémeas luso-brasileiras, tratadas em Portugal com um dos medicamentos mais caros do mundo no Hospital de Santa Maria.

Em nota no site da Presidência, minutos antes de decretar a demissão do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa indicou, esta quinta-feira, que não teve “conhecimento de quaisquer diligências junto do Ministério da Saúde no caso das gémeas luso-brasileiras após o envio do dossier para o Gabinete do Primeiro-Ministro a 31 de outubro de 2019”.

O novo esclarecimento, depois de declarações à imprensa no início da semana em que reconheceu que tinha recebido um email do filho, Nuno Rebelo de Sousa, sobre o caso das gémeas, é justificado com “notícias hoje surgidas”.

A TVI adiantou esta quinta-feira à noite que António Lacerda Sales, em 2019 secretário de Estado da Saúde, teve uma reunião com Nuno Rebelo de Sousa durante o processo das meninas que sofrem de atrofia muscular espinal. Lacerda Sales reagiu entretanto a esta notícia. “Nem desmentir, nem confirmar, porque são situações que só em sede própria devem ser tratadas. Não devem ser tratadas na praça pública”, disse ao canal.

O caso tem desgastado a imagem do Presidente da República, que ainda sim acredita que tem “certamente” condições para se manter no cargo.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) indicou esta quinta-feira estar a ouvir profissionais de saúde, gestores de hospitais, organismos do Ministério da Saúde e familiares das gémeas luso-brasileiras, estando a ser recolhidas “evidências documentais e testemunhais”. Antes, a 24 de novembro, a PGR tinha confirmado que instaurou um inquérito sobre este caso.

Além da PGR e da IGAS, o caso está a ser também objeto de uma auditoria interna no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, do qual faz parte o Hospital de Santa Maria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo diz que não sabia de “diligências” no ministério da saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião