5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o INE confirma a inflação de novembro, o Conselho do Banco Central Europeu vai reunir para decidir sobre as taxas de juro.

Num dia marcado pela divulgação de vários dados estatísticos, incluindo a confirmação da taxa de inflação de novembro, o Banco Central Europeu vai reunir para decidir sobre as taxas de juro. No Parlamento, os deputados vão discutir a situação dos serviços públicos, num debate que foi requerido pelo PSD.

INE confirma inflação de novembro

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai confirmar esta quinta-feira a taxa de inflação de novembro. A estimativa rápida divulgada no final do mês passado apontava para uma taxa de 1,6% em novembro, uma descida de 0,5 pontos percentuais face ao mês anterior. Este número fica já abaixo da meta de 2% do Banco Central Europeu.

BCE e Banco de Inglaterra decidem juros

O Conselho do Banco Central Europeu reúne esta quinta-feira para decidir sobre a política monetária e as taxas de juro, sendo que a expectativa é que se mantenham no nível atual, numa altura em que a inflação na Zona Euro recuou para os 2,4% em novembro. Neste mesmo dia, o Banco de Inglaterra também anuncia a sua decisão sobre os juros.

Como evolui atividade turística e construção?

O INE vai também divulgar dados sobre a Atividade Turística, referentes ao mês de outubro, bem como estatísticas sobre o setor da construção. Serão conhecidos os Índices de Produção, Emprego, Remunerações na Construção para outubro, bem como os dados sobre as Obras Licenciadas e Concluídas no terceiro trimestre deste ano.

Parlamento debate situação dos serviços públicos

Os deputados reúnem esta quinta-feira à tarde em plenário para um debate de cerca de duas horas e meia sobre a “Situação dos Serviços Públicos”. O tema que está na ordem do dia na Assembleia da República foi escolhido pelo grupo parlamentar do PSD.

Eurostat divulga PIB e consumo per capita

O gabinete de estatísticas da União Europeia vai divulgar esta quinta-feira dados sobre o Produto Interno Bruto e o consumo per capita, bem como sobre os índices de nível de preços durante o período de 2020 a 2022. Estes dados vão permitir fazer uma comparação entre os Estados-membros, nestes anos marcados pela pandemia e pela invasão da Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião