EDP Renováveis investe em sistema de armazenamento de baterias no Reino Unido

A construção do sistema de armazenamento terá início nos próximos meses, com o objetivo de estar operacional no início de 2025.

A EDP Renováveis (EDPR) adquiriu ao promotor escocês de energia limpa Intelligent Land Investments (ILI) Group um projeto de armazenamento de baterias chamado Balnacraig.

“Este ativo desempenhará um papel importante na gestão da rede elétrica da Escócia, proporcionando flexibilidade à mesma e apoiando a estratégia de aceleração de energias renováveis do país. A construção do sistema de armazenamento terá início nos próximos meses, com o objetivo de estar operacional no início de 2025″, indica a EDP, em comunicado.

O projeto tem 50 MW de capacidade de armazenamento de energia elétrica.

A EDP tem vindo a investir no desenvolvimento de projetos de armazenamento de energia no Reino Unido, um dos seus principais mercados na Europa. No início deste ano, a EDPR adquiriu o seu primeiro sistema autónomo de armazenamento de energia em baterias em Kent, Inglaterra.

“Ao adicionar este novo ativo ao nosso portefólio no Reino Unido, um mercado líder em sistemas de armazenamento, estamos a abrir caminho para mais investimentos nesta tecnologia que será crucial para uma transição energética sustentável”, declarou Carmen Caminero, diretora-geral da EDP Renováveis no Reino Unido.

No plano de negócios atualizado para 2023-2026, a EDPR pretende atingir uma capacidade de armazenamento de mais de 500 MW, com sistemas de armazenamento instalados em projetos renováveis em operação e e em sistemas autónomos, como projeto é o caso de Balnacraig.

Além dos projetos no Reino Unido, que totalizam 100 MW, a EDPR tem também quase 200 MW de capacidade de armazenamento em desenvolvimento na América do Norte e mais de 4 MW em construção na região Ásia-Pacífico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis investe em sistema de armazenamento de baterias no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião