Dívida pública cai pelo quarto mês consecutivo em novembro. É o nível mais baixo em três anos

Em novembro, a dívida pública atingiu o nível mais baixo em três anos, fixando-se nos 267,9 mil milhões de euros, segundo os dados publicados pelo Banco de Portugal.

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, caiu pelo quarto mês consecutivo em novembro, para 267,9 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta terça-feira. Está assim no nível mais baixo desde novembro de 2020, quando se fixou em 267 mil milhões de euros.

A redução, de 2,5 mil milhões de euros, deveu-se principalmente à amortização parcial de empréstimos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF). Portugal devolveu em novembro 1,5 mil milhões de euros ao MEEF, ao qual ainda fica a dever 22,3 mil milhões no âmbito do apoio financeiro concedido pela troika no âmbito do resgate internacional de abril de 2012.

Fonte: Banco de Portugal

A ajuda concedida pela troika em abril de 2011 ascendeu a 78 mil milhões de euros, sendo que, além do MEEF, também participaram na assistência financeira ao país o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). No que diz respeito ao empréstimo do MEEF, os 22,3 mil milhões de euros vão ser reembolsados até 2042.

O banco central indica também que os depósitos das administrações públicas reduziram-se 2,5 mil milhões de euros. Desta forma, “deduzida desses depósitos, a dívida pública manteve-se nos 252,6 mil milhões de euros”.

O rácio da dívida pública deverá ficar abaixo dos 103% do PIB em 2023, segundo as previsões do ministro das Finanças demissionário, enquanto em 2024 está projetado cair para menos de 100% do PIB.

(Notícia atualizada às 11h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cai pelo quarto mês consecutivo em novembro. É o nível mais baixo em três anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião