5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 9 Janeiro 2024

O Parlamento vai debater a linha de alta velocidade e Ana Mendes Godinho vai estar em audição para discutir os negócios de internacionalização da Santa Casa.

Esta terça-feira o Parlamento vai dar palco à discussão sobre a linha da alta velocidade, numa altura em que Portugal corre o risco de perder 750 milhões de euros em fundos europeus, caso o concurso para o projeto não seja lançado até ao final deste mês. Ainda na AR, a uma semana da dissolução, a ministra do Trabalho e da Segurança Social vai estar em audição para discutir os negócios de internacionalização da Santa Casa. Hoje é ainda o dia em que será conhecido o programa e o elenco de convidados do Fórum Mundial de Davos, que arranca na próxima semana.

Governo debate ferrovia no Parlamento

Com o concurso para o projeto de alta velocidade para ligar Lisboa ao Porto por lançar, o Governo vai debater em plenário o assunto, a uma semana da dissolução da Assembleia da República. O debate foi pedido pelo PS e vão ser discutidos sete projetos de resolução apresentados pelos partidos da esquerda para que o Executivo adote medidas para a futura linha do TGV. O projeto de alta velocidade Lisboa-Porto, com um custo estimado de cerca de 4,5 mil milhões de euros, prevê uma ligação entre as duas cidades numa hora e 15 minutos, com paragem possível em Leiria, Coimbra, Aveiro e Gaia. O desenvolvimento do projeto e construção da primeira fase (Porto – Soure) está previsto entre 2024 e 2028, e o Soure – Carregado (a ligação a Lisboa terá desenvolvimento posterior) entre 2026 a 2030. Caso o concurso não seja lançado até ao final de janeiro, Portugal corre o risco de perder 750 milhões de euros em fundos europeus.

Ministra Ana Mendes Godinho no Parlamento

A uma semana da dissolução da Assembleia da República, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho vai estar em audição na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, para discutir três assuntos. O debate com a ministra arranca com a discussão sobre os investimentos da Santa Casa Global depois das polémicas em volta do negócio de internacionalização dos jogos sociais que envolveu montantes de 27 milhões sem a autorização de Ana Mendes Godinho. Esta discussão resulta de um requerimento potestativo apresentado pelo PSD. Também no seguimento de um potestativo apresentado pelo BE durante a audição da ministra será discutida a “precariedade, baixos salários e ameaças de despedimento das amas que asseguram o serviço de creche familiar nas IPSS”. Por fim, será debatida a situação dos trabalhadores do grupo Global Media.

Prossegue julgamento do caso EDP

Prossegue no Campus de Justiça, em Lisboa, o julgamento do processo que tem como arguidos o antigo ministro da Economia Manuel Pinho, a sua mulher, Alexandra Pinho, e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado. O antigo ministro da Economia (entre 2005 e 2009) Manuel Pinho, que está em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, responde em julgamento por um crime de corrupção passiva para ato ilícito, outro de corrupção passiva, um crime de branqueamento de capitais e um crime de fraude fiscal. A sua mulher, Alexandra Pinho, está a ser julgada por um crime de branqueamento e outro de fraude fiscal – em coautoria material com o marido –, enquanto o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, vai a julgamento por um crime de corrupção ativa para ato ilícito, um crime de corrupção ativa e outro de branqueamento de capitais.

INE publica dados de trabalho na indústria e custos de construção de habitação nova

O Instituto Nacional de Estatística divulga esta terça-feira as estimativas mensais de emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria, assim como as estatísticas do comércio internacional. É ainda divulgado o índice de custos de construção de habitação nova. Todos estes indicadores são referentes a novembro de 2023.

Apresentação da reunião de Davos

É apresentado esta terça-feira o tema, a lista de convidados e o programa da próxima reunião anual do Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, que vai decorrer entre os dias 15 e 19 de janeiro. O evento reúne cerca de 2.500 chefes de Estado e de governo, CEO de empresas, representantes da sociedade civil, meios de comunicação globais e líderes juvenis procedentes da África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América Latina e América do Norte que discutem estratégias com o objetivo de trabalhar juntos em políticas e parcerias necessárias para enfrentar os desafios de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião