Jerónimo Martins perde mil milhões de capitalização e arrasta bolsa de Lisboa para o vermelho

As ações da retalhista portuguesa estiveram sob forte pressão e determinaram o fecho negativo do PSI na última sessão desta semana. Dona do Pingo Doce teve a maior queda bolsista em mais de dois anos.

A Jerónimo Martins perdeu esta sexta-feira mais de mil milhões de euros do seu valor de mercado, depois de a retalhista ter revelado uma desaceleração das suas vendas na Polónia no quarto trimestre, apesar de ter fechado o ano passado com um volume de negócios recorde. Os títulos tombaram mais de 7%, a maior queda registada pela empresa liderada por Pedro Soares dos Santos desde novembro de 2021. Um comportamento que arrastou a bolsa portuguesa.

O índice PSI fechou a sessão a desvalorizar 0,79%, arrastado pela forte queda da retalhista. A empresa fechou com uma desvalorização de 7,17% para 20,98 euros, que tirou 1.018 milhões de euros à capitalização bolsista da empresa, face ao dia anterior.

A pressionar as ações da companhia estiveram as vendas preliminares de 2023. O volume de negócios da Jerónimo Martins disparou 20,6%, para um total de 30.608 milhões de euros, no entanto o crescimento das vendas da Biedronka ficaram abaixo das estimativas, o que determinou a reação negativa dos investidores.

Os analistas do Jefferies, citados pela Reuters, sublinham que as vendas no último trimestre do ano ficaram nos 8.157 milhões de euros, abaixo do consenso dos analistas, que era de 8.237 milhões, “com a Biendronka a ficar abaixo do esperado”. As vendas no quarto trimestre “confirmaram um cenário mais pressionado na Polónia, e também na Colômbia“, adiantam.

A pressionar a negociação em Lisboa estiveram ainda as empresas do setor da pasta e do papel. A Altri e a Navigator fecharam a ceder 0,84% e 0,66% para 4,494 euros e 3,608 euros, respetivamente.

A travar maiores quedas da bolsa estiveram os CTT. A empresa de correios fechou a última sessão da semana com um avanço de 2,95% para 3,66 euros, o melhor desempenho do índice de referência.

Notícia atualizada às 17h00

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins perde mil milhões de capitalização e arrasta bolsa de Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião