Nos e Vodafone expandem acordo de partilha de fibra ótica para chegar a quase quatro milhões de casas

Parceria implica partilha de investimento e pressupõe que operadoras mantenham “total autonomia” no desenho das ofertas comerciais e na escolha das soluções tecnológicas.

A Vodafone Portugal e a NOS anunciaram esta terça-feira a celebração de mais um acordo de desenvolvimento e partilha recíproca de fibra ótica, que abrangerá cerca de 1,1 milhões de casas a nível nacional. Considerando a parceria que já tinham firmado em 2017, passam a partilhar o acesso em fibra a 3,9 milhões de casas.

Em comunicado enviado à CMVM, a Nos especifica que a parceria implica a partilha de investimento e pressupõe que as duas empresas mantêm total autonomia no desenho das ofertas comerciais e na escolha das soluções tecnológicas que decidam vir a implementar.

Por outro lado, a operadora garante que está igualmente assegurada a “total independência” na gestão da base de clientes de cada uma das empresas, assim como a confidencialidade no tratamento da informação dos consumidores.

“Materializa o compromisso e missão em levar as melhores e mais inovadoras soluções de comunicações, às famílias e empresas em todo o território nacional. Esta partilha de ativos, que permite à Nos chegar a mais de seis milhões de casas com redes de última geração, contribui largamente para esbater as assimetrias territoriais que ainda existem, levando mais competitividade e escolha aos consumidores”, frisa o CEO, Miguel Almeida.

Por seu lado, a Vodafone destaca, igualmente em comunicado enviado às redações, que a extensão desta parceria “reflete a capacidade dos operadores de encontrarem modelos que continuem a permitir viabilizar projetos de expansão das suas redes em larga escala, em benefício dos clientes”.

“Nos últimos 10 anos, a Vodafone multiplicou por 10 a sua cobertura de rede fixa, através de investimento próprio, acesso grossista e parcerias de rede, como esta que agora expandimos. A permanente modernização da infraestrutura tecnológica do país depende de exigentes investimentos dos operadores nas suas redes, que têm de ser eficientes, sustentáveis e ecologicamente responsáveis, resume Luís Lopes, CEO da Vodafone Portugal.

Num “contexto desafiante” no que respeita à sustentabilidade do setor das comunicações, acrescenta na mesma nota, a partilha de investimento é um “sinal muito positivo de procura de eficiência e geração de valor por parte dos operadores”. “Simultaneamente, esta parceria cria valor para o país, não só por aumentar o nível de cobertura de redes de fibra ótica de última geração, como por dinamizar a concorrência e a diversidade de oferta nas zonas cobertas”, conclui a Vodafone.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos e Vodafone expandem acordo de partilha de fibra ótica para chegar a quase quatro milhões de casas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião