A renovar a frota, Transtejo põe à venda três navios por mais de 330 mil euros

Os três navios colocados à venda têm entre vinte e trinta anos, sendo que um deles será vendido para abate.

A Transtejo abriu um concurso para vender três navios com mais de vinte anos por um montante superior a 330 mil euros. Esta alienação ocorre num momento em que a empresa de transportes está a proceder à renovação da sua frota.

A empresa, que assegura a travessia do Tejo, lançou um aviso em que põe à venda três navios com mais de vinte anos. O que apresenta uma cotação mais elevada é o S. Jorge, com um preço de 250 mil euros. O barco, em funcionamento desde 1992, tem capacidade para 996 passageiros e faz a travessia entre Cacilhas, Cais do Sodré e Trafaria, Porto Brandão e, pontualmente, Belém.

O segundo navio colocado para alienação é o catamarã Pedro Nunes, de 2002, com capacidade para 320 passageiros e que faz o percurso Seixal, Cais do Sodré, com passagem pelo Montijo. Este barco está a ser vendido por um preço que parte de 30,6 mil euros.

Por fim, a Transtejo está a desfazer-se do Chiado, um navio que terá que ser obrigatoriamente destinado a abate, e pelo qual está a pedir 51,6 mil euros. O catamarã, de 1995, faz o mesmo percurso do Pedro Nunes, ligando o Seixal ao Cais do Sodré, via Montijo.

Contas feitas, entre os três negócios, a Transtejo poderá amealhar 332,2 mil euros.

Os potenciais interessados nos navios poderão solicitar uma visita até ao dia 26 de janeiro, podendo ser apresentadas propostas para a compra dos navios em questão até ao dia 14 de fevereiro. A sessão de abertura e admissão de propostas está fixada para dia 15 de fevereiro.

Esta alienação surge num momento em que a Transtejo está a avançar com a renovação da sua frota, que vai implicar a mudança para navios elétricos.

No passado mês de novembro, o Governo deu autorização à Transtejo para assumir encargos plurianuais e realizar a despesa necessária à concretização do plano de renovação da frota até ao montante global de 80,6 milhões de euros, referentes à componente de investimento, e de até 28,8 milhões para a manutenção dos navios.

O Plano de Renovação da Frota da Transtejo contempla não só a aquisição de dez novos navios elétricos, como também as respetivas baterias para nove deles, a construção dos postos de carregamento e a respetiva manutenção dos navios e postos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A renovar a frota, Transtejo põe à venda três navios por mais de 330 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião