Cabo Verde recebe secretário de Estado dos EUA na próxima segunda-feira

  • Lusa
  • 19 Janeiro 2024

A passagem pelo Estado lusófono dá início a um périplo de Blinken por África, que inclui ainda a Costa do Marfim, Nigéria e Angola.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, visita Cabo Verde na segunda-feira e o arquipélago pretende reforçar a parceria entre os dois países, anunciou o primeiro-ministro. “Cabo Verde espera aprofundar os laços históricos de amizade com os Estados Unidos da América e delinear novas formas de parceria em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável”, referiu Ulisses Correia e Silva, numa mensagem no Facebook.

Será a primeira visita do género, acrescentou, “o que testemunha um elevado nível de amizade e parceria exemplar entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América”, país que acolhe “um número expressivo” da diáspora do arquipélago. Ulisses Correia e Silva assinalou ainda o “grande compromisso” dos dois países com “valores universais”, assumindo ambos o papel de Estados de direito democrático, respeitando os Direitos Humanos.

A visita de Blinken “acontece pouco tempo depois de Cabo Verde ter sido certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)” como país livre de malária e depois de ter sido indicado para um terceiro programa de financiamento do Millennium Challenge Corporation, “sendo o segundo país africano a consegui-lo”.

O MCC, agência governamental independente dos EUA, anunciou em dezembro que Cabo Verde foi escolhido como elegível para um terceiro “compacto” de ajuda pública ao desenvolvimento, destinado à integração económica regional, com valores a definir. A passagem pelo Estado lusófono dá início a um périplo de Blinken por África, anunciado na quinta-feira, em Washington, que inclui Costa do Marfim, Nigéria e Angola, num contexto em que os Estados Unidos procuram marcar posições face a avanços da Rússia e China no continente.

“Ao longo da viagem, o secretário irá destacar como os Estados Unidos aceleraram a parceria desde a Cimeira de Líderes EUA-África, incluindo em áreas como clima, alimentação e segurança sanitária”, disse o Departamento de Estado, em comunicado.

A visita coincide com a visita ao arquipélago de uma delegação do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China — País de Língua Portuguesa (CPD Fund, sigla inglesa), que vai decorrer de segunda a quarta-feira, com o objetivo de “fortalecer a cooperação entre a China e Cabo Verde em matéria de investimento e identificação de oportunidades de negócios nos setores estratégicos do país”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cabo Verde recebe secretário de Estado dos EUA na próxima segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião