Bilhete Porto-Lisboa no comboio de Alta Velocidade custará 25 euros

"Os comboios vão ser maiores, transportar mais passageiros, ser mais rápidos, fazer mais viagens e a expectativa é que um bilhete possa custar 25 euros", diz o vice-presidente da IP.

O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, anunciou, esta sexta-feira, que o bilhete de comboio Porto-Lisboa na linha de Alta Velocidade, que ligará as duas cidades em cerca de uma hora e 15 minutos, deverá custar cerca de 25 euros, abaixo do atual preço praticado. “Da avaliação que fizemos, os comboios vão ser maiores, vão transportar mais passageiros, vão ser mais rápidos, vão fazer mais viagens, e a expectativa é que um bilhete possa custar na ordem dos 25 euros na ligação Porto-Lisboa, o que compara com os atuais cerca de 40 [euros] no Alfa [Pendular]”, avançou.

À margem da apresentação do Plano de Urbanização de Campanhã (PUC), na Câmara Municipal do Porto, Carlos Fernandes, referiu ainda que “o serviço [da Alta Velocidade] será mais confortável e mais rápido”. Antecipou, no entanto, que os atuais seis milhões de passageiros anuais na Linha do Norte se mantenham, apesar da construção da alta velocidade que deverá somar mais de dez milhões de pessoas no eixo ferroviário entre as duas cidades, perfazendo um total de 16 milhões de passageiros.

“Hoje em dia, mais de 100 milhões de pessoas fazem esta viagem de carro, mais de um milhão faz de avião, e queremos trazer parte dessas pessoas para o comboio, oferecendo um serviço muito mais competitivo“, assinalou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal.

Da avaliação que fizemos, os comboios vão ser maiores, vão transportar mais passageiros, vão ser mais rápidos, vão fazer mais viagens, e a expectativa é que um bilhete possa custar na ordem dos 25 euros na ligação Porto-Lisboa, o que compara com os atuais cerca de 40 [euros] no Alfa [Pendular].

Carlos Fernandes

Vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP)

A linha de Alta Velocidade deverá ter paragens em Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. Antecipa-se para 2030 a conclusão da primeira fase (Porto – Soure), com possibilidade de ligação à Linha do Norte e encurtando de imediato o tempo de viagem. Já a segunda fase (Soure – Carregado) deverá estar pronta em 2032, com ligação a Lisboa posteriormente.

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