APDL avança com obras de 7 milhões nas vias portuárias de Leixões

Projeto de modernização e reordenamento das vias portuárias, de “relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões”, tem conclusão prevista para outubro de 2027.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai avançar com o projeto de modernização e reordenamento das vias portuárias do Porto de Leixões. Com conclusão prevista para outubro de 2027, esta obra envolve um investimento de 6,82 milhões de euros.

A empreitada abrange a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação e reformulação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e respetivos acessos.

O organismo liderado há menos de um ano por João Neves sublinha, em nota de imprensa, que este projeto “assume uma posição de relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões”. Está a ser candidato ao Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, que tem uma taxa máxima de comparticipação de 85%.

“[É] um dos seis projetos de investimento que a APDL pretende realizar no âmbito do Sustentável 2030, objetivando melhorar as condições de operação e de realização de atividades logísticas do Porto de Leixões, apoiar a transição energética do setor portuário, reforçando ainda a resiliência da infraestrutura e promovendo a intermodalidade para as mercadorias na área portuária, bem como a expansão da capacidade marítimo-portuária”, resume na mesma nota.

Entretanto, a APDL já submeteu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) um processo de Avaliação de Impacte Ambiental para a ampliação e reorganização do Terminal de Contentores Norte do Porto de Leixões, com o qual pretende aumentar a capacidade de movimentação de contentores, assim como viabilizar a acostagem de navios porta-contentores de maiores dimensões (até 10.000 TEU).

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