Manifestação desmobilizada e estradas reabertas em Macedo de Cavaleiros

  • Lusa
  • 8 Fevereiro 2024

Dezenas de agricultores estão concentrados esta quinta-feira no nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, obrigando ao corte da A4 e ao IP2.

Dezenas de agricultores estiveram concentrados esta quinta-feira no nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, obrigando ao corte da A4 e ao IP2. A Guarda Nacional Republicana, que esteve a acompanhar o protesto, teve de vedar o acesso à A4 nos dois sentidos e ao IP2. Mas, ao final da manhã, o protesto foi desmobilizado, após encontro online com a ministra da Agricultura e as estradas reabertas.

Cerca das 10h30, a organização do protesto anunciou ter conseguido marcar duas reuniões – uma esta quinta-feira via ‘online’ às 12h00 e outra presencial às 16h00 na segunda-feira – com a ministra da Agricultura e apelou à desmobilização “ordeira” do protesto. Os agricultores exigiam garantias de que os apoios de 2023 serão pagos este mês, entre outras medidas.

A A4 esteve cortada, entre os nós de Lamas e Amendoeira, nos dois sentidos, tendo sido derrubada uma rede de vedação. Também o IP2 esteve cortado desde as primeiras horas da manhã com acessos vedados nos dois sentidos. Já a Estrada Nacional 15 (EN15) esteve condicionada junto ao nó de acesso, devido à presença de máquinas agrícolas.

As marchas lentas que marcaram a manhã no distrito de Bragança decorreram no nó do IC5 e do IP2 entre Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães. Fonte da GNR indicou à agência Lusa que foram identificadas algumas pessoas.

A organização estima que estiveram concentrados cerca de 300 agricultores, de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vimioso, Bragança, Vinhais, Mogadouro e Valpaços, no distrito de Vila Real em vários pontos de protesto.

(Notícia atualizada com a desmobilização dos trabalhadores)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Manifestação desmobilizada e estradas reabertas em Macedo de Cavaleiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião