Transferências bancárias através do número de telemóvel chegam a partir de junho

Vai ser possível transferir dinheiro de uma conta para outra usando apenas o número de telemóvel do destinatário a partir de 24 de junho. Banco vai dizer de quem é a conta para onde vai transferir.

Vai ser possível transferir dinheiro de uma conta para outra usando apenas o número de telemóvel do destinatário já a partir de junho, sendo que os bancos apenas estão obrigados a disponibilizar esta funcionalidade a partir de setembro, de acordo com a instrução publicada esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Em vez de utilizar o tradicional IBAN, os clientes bancários poderão realizar transferências a crédito normais e imediatas a partir dos vários canais disponibilizados pelos bancos nacionais (homebanking, app, balcão, etc.) usando apenas o número de telemóvel do destinatário, ou então o Número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC) no caso de querer transferir dinheiro para uma empresa.

Há algum tempo que o Banco de Portugal se encontrava a desenvolver a funcionalidade chamada Proxy Lookup, ou em português Identificador para Derivação de Conta, em que, na prática, uma determinada conta bancária está associada a um contacto de telemóvel de uma pessoa ou NIPC de uma empresa, numa base de dados centralizada pelo supervisor.

Esta funcionalidade é semelhante à que o MBWay já oferece aos seus utilizadores há alguns anos, sendo que a solução da SIBS apenas abrange transferências realizadas em cartão.

A instrução do Banco de Portugal relativamente ao Proxy Lookup é aplicável a partir de 24 de junho, data a partir da qual os bancos e prestadores de serviços já poderão disponibilizar a funcionalidade, passando a ser obrigatória a partir de 16 de setembro.

No futuro, vai ser possível realizar este tipo de transferências a nível europeu, pois a funcionalidade irá ligar-se com soluções similares que estão a ser desenvolvidas lá fora.

Há ainda outra funcionalidade que chegará aos clientes bancários portugueses já a partir de maio: a Confirmação de Beneficiário. Esta solução permitirá conhecer o beneficiário antes de realizarmos uma transferência imediata ou débito direto, ajudando a minimizar o erro e a combater eventuais situações de fraude.

Com esta funcionalidade, antes de iniciar uma transferência através da aplicação de telemóvel ou no homebanking do banco, ser-lhe-á confirmado o nome do titular da conta de pagamento associada ao IBAN do destinatário. Isso já acontece quando faz uma transferência no ATM, em que o utilizador sabe para onde está a enviar o dinheiro. Essa informação vai passar a ser pré-visualizada também quando faz operações através da app ou site.

No caso da Confirmação de Beneficiário, os bancos devem disponibilizar a funcionalidade já a partir de 20 de maio, segundo a instrução do Banco de Portugal.

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