PS Açores vai chumbar Governo minoritário da AD

  • Lusa
  • 9 Fevereiro 2024

A decisão foi tomada por unanimidade nas reuniões do secretariado e da comissão regional dos socialistas. Coligação, liderada pelo PSD, terá de negociar com o Chega para viabilizar o Executivo.

O PS Açores vai chumbar o programa do Governo da AD, coligação que junta PSD, CDS e PPM, que venceu, no domingo, as eleições regionais sem maioria absoluta, anunciou esta sexta-feira o líder do partido, Vasco Cordeiro. A AD, liderada pelo PSD, terá agora de negociar com o Chega para garantir a viabilização do Executivo.

“Há política nacional a mais e Açores a menos na gestão que a coligação PSD/CDS-PP/PPM e Chega estão a fazer da situação resultante das eleições de 4 de fevereiro. Também, por isso, há a necessidade de tornar clara a posição política que o PS Açores assume face ao programa do XIV Governo regional, porque fazê-lo já é um sinal claro de respeito pela autonomia dos Açores, mas, não menos importante, a reafirmação evidente da autonomia de decisão do PS Açores”, afirmou o líder do PS Açores, em conferência de imprensa em Ponta Delgada.

A decisão foi tomada por unanimidade nas reuniões do secretariado regional e da comissão regional, órgão máximo entre congressos, realizadas na quinta-feira, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Segundo o líder dos socialistas açorianos, “com os seus silêncios, e mais uma vez as expressões dúbias ou dúplices”, o PSD e o Chega estão a tratar o futuro dos Açores “não em função do interesse dos açorianos, mas em função do que interessa aos diretórios nacionais desses partidos”, designadamente as eleições legislativas antecipadas de 10 de março.

Nas eleições regionais de domingo, PSD/CDS-PP/PPM elegeram 26 deputados, ficando a três da maioria absoluta.

José Manuel Bolieiro, líder da coligação de direita, no poder no arquipélago desde 2020, disse que irá governar com uma maioria relativa nos próximos quatro anos.

O PS é a segunda força no arquipélago, com 23 mandatos, seguido pelo Chega, com cinco mandatos. BE, IL e PAN elegeram um deputado regional cada, completando os 57 eleitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS Açores vai chumbar Governo minoritário da AD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião