Hoje nas notícias: políticos, Deco e consórcios

  • ECO
  • 12 Fevereiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Entidade para a Transparência quer colocar operacional a plataforma de consulta online das declarações de rendimentos e património dos políticos e titulares de altos cargos públicos até as eleições legislativas. Já a Deco recebeu cerca de 360 mil queixas em 2023, um aumento em relação aos anos anteriores. Estas e outras notícias estão em destaque nos jornais nacionais esta segunda-feira.

Riqueza dos políticos estará online mas consulta será a pedido

A Entidade para a Transparência quer colocar operacional a plataforma de consulta online das declarações de rendimentos e património dos políticos e titulares de altos cargos públicos até as eleições legislativas. Com este mecanismo, parte dos registos de interesses, como as atividades profissionais, passam a ter acesso público na internet. Já os dados sobre os rendimentos e património podem ser consultados por qualquer cidadão, mas apenas através de pedido que pode ser feito online. Atualmente, as declarações só existem em papel e é preciso ir ao Tribunal Constitucional para consultá-las.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Deco recebeu quase mil queixas por dia em 2023

Em 2023, a Deco recebeu cerca de 360 mil queixas, um aumento em relação aos anos anteriores, avançou a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Consumidor, Ana Sofia Ferreira. Ou seja, este valor equivale, em média, a 1.000 reclamações por dia. A associação para a defesa do consumidor revelou que o setor das telecomunicações é o que recebe mais queixas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre)

Concorrente espanhola tenta travar Mota-Engil em Bogotá

Existem quatro consórcios a disputar a construção da segunda linha do metro de Bogotá, na Colômbia, mas três deles, os que integram empresas chinesas, foram alvo de um protesto pelo consórcio espanhol por alegado conflito de interesses e de um pedido de desqualificação. A portuguesa Mota-Engil é uma das empresas que integra um dos consórcios alvo de protesto, o China Railway Rolling Stock Corporation. Este projeto ronda os 1,8 mil milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Efacec perdeu 45% dos doutorados e mestres desde a nacionalização em 2020

A Efacec perdeu quase metade dos mestres e doutorados entre 2019 e 2023. Não existem dados, documentos ou declarações que expliquem este êxodo, mas aponta-se que as perspetivas internas não eram as melhores uma vez que só não faliu porque o Estado interveio. No final de 2023, a Efacec tinha nos quadros menos 23% de licenciados, menos 41% de bacharéis e menos 11% de trabalhadores com nível de formação até ao secundário face a 2019. Entre 2019 e 2023, 587 pessoas deixaram a empresa, ou seja, cerca de 23% dos funcionários.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Câmara do Porto condenada a indemnizações milionárias

A Câmara Municipal do Porto foi condenada a pagar uma indemnização de 1,89 milhões de euros a uma construtora lesada, a Pinto & Meneses, pela construção da Alameda da Prelada. O município foi ainda condenado num outro processo, tendo de pagar 7,41 milhões a herdeiros de duas idosas proprietárias de cinco das parcelas de terreno onde foi construída a Avenida 25 de Abril. A Câmara pretende recorrer desta segunda condenação.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: políticos, Deco e consórcios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião