Cerca de 90% dos consumidores prioriza viajar dentro do seu orçamento

  • Servimedia
  • 13 Fevereiro 2024

A grande maioria dos viajantes globalmente (84%) dá prioridade a viagens dentro do seu orçamento pessoal, apesar do contexto macroeconómico.

Em Espanha, os dados recolhidos pela pesquisa são ainda mais contundentes, com 89% dos entrevistados destacando a importância de viagens dentro de seu orçamento familiar, de acordo com um estudo de mercado da eDreams Odigeo, no qual mais de 10.000 consumidores participaram.

O relatório, lançado no contexto do 25º aniversário da agência de viagens online líder do grupo, eDreams, também revela como as prioridades e valores dos viajantes evoluirão nas próximas duas décadas em consonância com mudanças geracionais e com o rápido desenvolvimento das novas tecnologias.

A pesquisa mostra que os jovens são muito mais propensos do que as gerações mais velhas a tomar decisões sobre como e onde viajar com base na conectividade digital ou inclusão social no destino.

A rentabilidade continua sendo a principal prioridade para viajantes de todas as faixas etárias, conforme mencionado por 55% dos entrevistados globalmente. No caso dos espanhóis, eles também se concentram principalmente no custo ao planejar suas viagens (52%), embora outros fatores, como conectividade (28%), sejam cruciais nas decisões de viagem para a geração Z (menores de 25 anos).

Em todo o mundo, 27% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos destacam marcas e destinos que oferecem experiências socialmente inclusivas como uma das principais questões ao planejar suas viagens, em comparação com apenas 17% dos maiores de 65 anos. Na Espanha, 19% dos baby boomers priorizam esse aspeto, percentual que aumenta para 25% na geração Z.

Da mesma forma, 20% dos jovens da geração Z entrevistados globalmente destacaram a importância da conectividade digital para se comunicar e trabalhar durante suas viagens, em comparação com 7% dos maiores de 65 anos. Essas características geracionais são ainda mais pronunciadas na Espanha, onde apenas 21% dos maiores de 45 anos mencionaram a importância da conectividade digital, enquanto esse foi um dos principais pontos considerados para 28% dos jovens de 18 a 24 anos e para 27% dos entrevistados com idades entre 25 e 34 anos.

Dana Dunne, CEO da eDreams Odigeo, explicou que “estamos em uma época em que os valores dos viajantes evoluem rapidamente com base nos grandes temas do nosso tempo, desde tecnologia até trabalho híbrido ou uma pandemia única na sua geração”.

“Desde a fundação da nossa marca líder, a eDreams, há 25 anos, temos visto como as preferências dos viajantes mudaram significativamente, especialmente com a tecnologia, que coloca ao alcance uma quantidade quase ilimitada de opções. Olhando para o futuro, esses dados oferecem uma visão fascinante do que será mais importante para os viajantes à medida que a próxima geração de consumidores nativos digitais e socialmente inclusivos alcance o auge do seu poder de compra”, afirmou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cerca de 90% dos consumidores prioriza viajar dentro do seu orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião