Acionistas da Global Media nomeiam nova administração. Aumento de capital fora da ordem de trabalhos
Administração da Global Media tem novos nomes, incluindo o ex-vice-reitor do Santuário de Fátima, apurou o +M. Aumento de capital previsto na convocatória não avançou.
Vítor Coutinho, até março de 2021 vice-reitor do Santuário de Fátima, e Rui Rodrigues, o “Piratinha do Ar”, como ficou conhecido por aos 16 anos ter desviado um avião da Tap para Madrid, e que já colaborava com o grupo, são os dois novos nomes no conselho de administração do Global Media Group, apurou o +M junto de duas fontes que conhecem o processo. A comissão executiva ainda não foi nomeada, mas o ex vice-reitor do Santuário de Fátima será o novo CEO do grupo, apurou também o +M.
E estes juntam-se José Pedro Soeiro, Kevin Ho, Marco Galinha e Mendes Ferreira, acionistas do grupo, e ainda Vítor Menezes, que já fazia parte do anterior conselho de administração.
Diogo Queiroz de Andrade também fará parte do novo conselho de administração, informação não confirmada pelo próprio ao +M.
Entretanto, o aumento de capital de cinco milhões de euros, que fazia parte da ordem de trabalhos quando José Pedro Soeiro e Kevin Ho convocaram a assembleia-geral, foi retirado da ordem de trabalhos.
Por dias estará também a saída do World Opportunity Fund (WOF) do grupo, confirmou o +M. Tal como foi avançado na sexta-feira pela Lusa, a Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, já chegou a acordo com o fundo. Neste momento estarão a ser ultimados os pormenores do contrato que põe fim à presença do WOF na ainda dona do DN, da TSF e do Jornal de Notícias.
Entretanto, e com um ponto final no conflito acionista, está aberto o caminho para a concretização da venda de alguns dos principais títulos do grupo ao grupo de empresários que tem sido representado por Diogo Freitas. O Global Media Group manterá, numa fase inicial, o Diário de Notícias, o Açoreano Oriental, algumas revistas e ainda uma participação que pode ir aos 30% na empresa que será criada para os restantes títulos.
Durante a tarde, os acionistas da Global Media confirmaram os nomes avançados e, em comunicado, afirmam depositar “no conselho de administração, agora recomposto, plena confiança na missão de proteger e elevar o grupo, as suas marcas e os seus profissionais”.
(Notícia atualizada às 16h32)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.